Quer saber mais sobre ERP e CRM? Aqui nós separamos vantagens de integração ERP para agilizar e facilitar a tomada de decisões com base em dados. Boa leitura!
A implementação desses recursos, por sua vez, está cada vez mais dependente de soluções técnicas que, em conjunto, levam a melhores resultados. É o caso da integração ERP e CRM.
Esses softwares são capazes de analisar dados, automatizar tarefas, gerar relatórios, auxiliar no relacionamento com clientes e muito mais, direcionar as melhores práticas relacionadas ao crescimento contínuo de uma organização.
Para te ajudar neste processo, escrevemos este artigo que detalha cada solução, os benefícios da estratégia e como integrar de maneira confiável. Confira!
Antes de continuarmos, duas siglas em inglês que merecem a devida tradução e explicação:
ERP significa Enterprise Resource Planning em inglês, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa. Portanto, trata-se de um software aplicativo muito amplo, geralmente dividido em módulos, que é a base para a gestão geral de uma organização, integrando informações de diferentes áreas.
O ERP se concentra na redução geral de custos e na eficiência da gestão. Assim, ao aumentar a eficiência dos processos de negócios (compras, recursos humanos, marketing, vendas, produção etc.), reduz a quantidade de capital necessária para administrar uma empresa.
Principais características do sistema ERP:
CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. Esse sistema é uma aplicação menos difundida do que o ERP porque tem como foco o relacionamento e o acompanhamento da negociação com os clientes, mas igualmente importante.
O CRM ajuda as empresas a manter relacionamentos de longo prazo com os clientes, conhecê-los profundamente e fidelizá-los, descobrindo as preferências de cada um para fornecer o que realmente precisam no momento certo e nas condições mais adequadas.
Principais características de um sistema CRM:
Podemos comparar a integração ERP e CRM como um “tradutor” entre dois sistemas que falam “linguagens” diferentes. Em outras palavras, essa unificação de banco de dados permite o compartilhamento automático de informações sem duplicação manual.
Isso nos traz a primeira vantagem da integração ERP e CRM:
A integração ERP garante que os usuários possam acessar as informações contidas em ambos os sistemas. Para os vendedores, a maior vantagem é que as informações necessárias podem ser encontradas mais rapidamente.
Imagine que um vendedor que deseja enviar uma proposta ao seu potencial cliente precisa acessar um catálogo de produtos disponíveis, verificar se aquele produto está em estoque e ainda realizar uma cotação. Você pode imaginar?
Agora pense nisso, se essas informações estivessem todas em um só lugar, esse vendedor economizaria tempo encontrando todas as informações de que precisava para um trabalho de desenvolvimento!
Quando os dados são distribuídos por diferentes ferramentas, eles não acabam sendo usados da maneira que deveriam. Seja pela falta de tempo para validar dois sistemas díspares, ou mesmo pela carga de trabalho de uma equipe comercial, sem integração, as informações estratégicas ficam em segundo plano.
Como vimos no tópico anterior, a combinação de ERP com CRM economiza tempo dos usuários ao acessar todas as informações em um só lugar, além de eliminar a necessidade de atualização de dois sistemas diferentes.
Afinal, como os dados são compartilhados, o vendedor só precisa atualizar um deles e as informações já estão cadastradas. Portanto, pode-se dizer que a integração ERP e CRM pode reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e facilitar o gerenciamento de dados.
Se os vendedores de hoje estão atrasados no registro em um sistema de negócios (usando seu próprio ERP ou um CRM separado), é provável que seja devido ao retrabalho excessivo.
Quando uma empresa usa um software de gestão diferente, naturalmente existem bancos de dados diferentes para controlar e proteger. Além da dificuldade de lidar com vários sistemas ao mesmo tempo, o grande volume de informações também pode representar riscos para a empresa.
Isso ocorre porque há uma chance maior de fraude nestes sistemas quando diferentes fontes de dados são confiáveis. Além de facilitar o backup e a sincronização dos dados na nuvem, a centralização das informações garante maior segurança.
Como você pode ver, a integração não é uma tarefa fácil, pois requer um certo esforço. Estes envolvem customização, otimização, arquitetura da informação, inteligência de dados e até mesmo a implementação de outras tecnologias.
No entanto, uma vez feito isso, as organizações podem usufruir dos benefícios citados acima e muitos outros, atendendo a demanda atual por operações satisfatórias e rentáveis. Vale ressaltar que contar com empresas e parceiros profissionais é essencial para que o processo transcorra com eficiência e sem surpresas.
Pensando nisso, a Infracommerce desenvolveu soluções de integração para o seu negócio. Acesse e confira!