Neste artigo, vamos falar sobre a armazenagem de mercadoria e sua importancia para o e-commerce.
A armazenagem de mercadoria é uma atividade da cadeia logística de uma empresa que tem papel fundamental no atendimento da demanda e na gestão do estoque. Existem basicamente dois modelos de armazenamento que as empresas podem escolher, interno ou terceirizado.
Nesse contexto, além de baratear o preço das operações logísticas, o armazenamento sob demanda aparece como uma opção pela praticidade e agilidade de atuação.
Quer saber como funciona o armazenamento sob demanda? Fique conosco e continue lendo!
Seguindo o conceito sob demanda, amplamente utilizado em serviços de streaming, imóveis e aluguel de carros por meio de aplicativos, por exemplo, o armazenamento sob demanda (ou “warehousing on demand”) conecta empresas de logística e donos de armazéns com empresas que precisam de armazenamento físico espaço para o produto.
Como o serviço é contratado sob demanda, ou seja, as empresas têm a oportunidade de testar a distribuição de novos produtos e priorizar os picos em datas sazonais apenas quando forem realmente necessários.
Nesse caso, pequenos e grandes varejistas não estão vinculados a contratos rígidos de longo prazo que podem impedir a adoção imediata da estratégia e comprometer a eficácia operacional.
O armazenamento sob demanda oferece uma ampla gama de possibilidades em comparação com as estratégias tradicionais, especialmente ao avaliar os custos de implementação.
No modelo tradicional de armazenagem de mercadoria, os empreendedores têm vários caminhos: possuir seu próprio armazém de distribuição, alugar espaço ou terceirizar o armazenamento de produtos.
Nos três casos, além dos altos custos de implantação, há altos riscos quando se considera a necessidade de mudança, a aplicação de novas estratégias e a adaptação a cada negócio.
Sob demanda, os empreendedores podem adaptar suas operações às últimas demandas dos consumidores e dos mercados contemporâneos. Essa premissa reúne a sustentabilidade, agilidade e dinamismo de um tripé.
A armazenagem de mercadoria sob demanda faz-se interessante em alguns cenários específicos, dos quais podem-se destacar os seguintes:
A multicanalidade – mix entre as operações de loja física e e-commerce – é uma estratégia muito comum no varejo brasileiro.
A fim de manter a excelência em ambas as operações, as empresas podem contar com a armazenagem de mercadoria sob demanda, a fim de direcionar as ações de logística de e-commerce para um operador logístico com a expertise e os processos necessários para uma operação mais ágil e eficiente.
Quando há o lançamento de um novo produto, existe um prazo para que o mercado o consolide. Nem sempre essa fase é rápida, já que estratégias podem levar meses para oferecer resultados positivos e concretos.
Nesse momento, investir em contratos longos de aluguel de espaço de armazenagem de mercadoria pode não ser a melhor escolha. A opção sob demanda é uma ferramenta interessante, já que permite a locação por prazos pré-estabelecidos, mesmo sendo para uso com estoques mais baixos.
Para operações que atuam com excesso de estoque, a armazenagem de mercadoria sob demanda permite uma rápida flexibilização de espaço, com a locação de capacidade extra, ajustando melhor o estoque e evitando sobrecargas.
As operações logísticas vivenciam uma alta demanda em períodos sazonais, como festas de fim de ano, dia das mães ou dos namorados.
Nessas épocas, quando há a necessidade de espaço extra para armazenagem de mercadoria, o serviço sob demanda age pontualmente. Sendo assim, descarta-se a necessidade de investimento para a ampliação de centros de distribuição e contratação de mão-de-obra.
Está em dúvida se o sob demanda é útil para a sua operação logística? Conheça algumas vantagens desse modelo de armazenagem de mercadoria e avalie se são pertinentes às suas necessidades!
Dependendo da variação de estoque, principalmente se for sazonal, a armazenagem de mercadoria sob demanda permite a ampliação ou redução do espaço físico de maneira simples, econômica e ágil.
O sistema sob demanda oferece custos mais baixos às empresas. A possibilidade de pagamento por uso é um dos destaques, já que descarta a necessidade de contratos altamente custosos, com pagamentos mensais fixos.
Principalmente aplicado às operações de marketplace, a armazenagem de mercadoria sob demanda permite a contratação de armazéns de distribuição mais próximos do consumidor final.
Essa opção, por sua vez, atua diretamente na redução dos fretes regionais, elevando as oportunidades de venda.
Uma operação logística, especialmente no varejo, atinge o seu sucesso quando o consumidor final se sente satisfeito com a sua experiência.
A armazenagem de mercadoria sob demanda, nesse sentido, é uma grande parceira dos varejistas. Com seu modelo de operação, ela proporciona mais agilidade em toda a cadeia produtiva, otimizando, por exemplo, o tempo de deslocamento entre o galpão e a residência do consumidor.
É válido destacar que, embora haja uma tendência da aplicação da armazenagem de mercadoria sob demanda no setor logístico, as operações tradicionais continuam em pleno vapor.
A implementação de uma ou outra exige um estudo detalhado por parte do gestor, que deverá escolher a operação que traz mais vantagens para o momento atual da empresa.
Ficou alguma dúvida? Caso queira saber mais sobre o assunto, fale com a nossa equipe. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce!