As vendas online não param nunca. Feriado, fim de semana, no meio da madrugada, independente do dia ou do horário, os e-commerces seguem abertos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com essa disponibilidade sem interrupções, as lojas online estão sempre prontas para atender aos clientes e, por isso, elas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.
E não só isso, o e-commerce tem sido uma oportunidade para a indústria vender direto para o consumidor final (o chamado D2C), e para aumentar o alcance de marca com a venda de produtos para distribuidores e pequenos comerciantes (a modalidade de loja B2B). Inclusive, temos um conteúdo super interessante, aqui no blog, sobre as vantagens de ter uma loja online própria (leia aqui).
Agora, como esse é nosso último post do ano, vamos apresentar, a seguir, uma retrospectiva do desempenho do e-commerce e da Infracommerce em 2023. Assim como, vamos olhar para o futuro e para as possibilidades que serão exploradas em 2024. Vamos juntos!
Panorama do e-commerce em 2023
Depois do “boom” do e-commerce no período de pandemia, o setor tem presenciado um crescimento contínuo com o passar dos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das lojas online dobrou de 2019 a 2023, e a previsão é de que o ano se encerre atingindo a marca de R$ 185,7 bilhões.
Uma tendência do varejo online, que tem ganhado relevância, é a realização de compras por meio de smartphones. Em 2019, 42% dos clientes faziam suas compras pelo mobile, em 2023 essa porcentagem aumentou para 50%.
Já no primeiro semestre do ano, o e-commerce totalizou 53 milhões de consumidores, segundo o 48° Relatório Webshopper da NIQ/Ebit. Além disso, as categorias mais representativas, com relação ao volume bruto de mercadorias (GMV), foram: eletrodomésticos, telefonia, casa e decoração.
Outro dado importante são as motivações que influenciaram na decisão de compra dos consumidores neste ano. Sendo que os três principais incentivos foram: valor do frete, promoções e conveniência de poder comprar online em qualquer lugar, e a qualquer momento.
Como foi o 2023 da Infracommerce
Por aqui, na Infracommerce, o ano já começou movimentado com a incorporação da Ecomsur, atuante no Chile e México, no nosso ecossistema. Ainda no primeiro trimestre, nossa receita líquida aumentou 10,1%; já no terceiro trimestre, o crescimento foi de 35,2%, sendo que ambos períodos foram comparados com 2022.
Além disso, este foi o ano onde ampliamos o investimento em tecnologia, uso de dados, inteligência artificial e automação de processos, o que impactou diretamente nos e-commerces das mais de 700 grandes marcas que contam com a gestão do nosso time.
A Black Friday de 2023 foi a maior da nossa história, até então, com um crescimento de 37% do GMV. O número de clientes e lojas operadas pelos nossos especialistas também aumentou em 20%, com relação à edição anterior. Com isso, fomos na contramão do mercado, que teve uma queda de 15% nas vendas de Black Friday, segundo dados da Confi.Neotrust.
Estimativa das vendas online para 2024
Com esse cenário de evolução constante do e-commerce, nosso time segue para 2024 cheio de expectativas com as projeções de vendas para o próximo ano. Veja, abaixo, alguns dados promissores que separamos para você:
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Quer saber como entrar em 2024 preparado para aumentar suas vendas online? Confira os conteúdos que já publicamos com as tendências e as dicas de e-commerce para o próximo ano:
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