A experiência do consumidor é uma preocupação real para as empresas hoje. Com o CRM Infracommerce...
Com InfraDigial você aumenta a satisfação do cliente
Entenda a importância da satisfação do cliente para o seu negócio e como a InfraDigital pode te ajudar neste processo. Te explicaremos como fazer.
Se há uma coisa em que toda empresa deveria se concentrar hoje, é a satisfação do cliente. Hoje, os consumidores estão mais exigentes do que nunca.
A intensa competição de mercado, produtos cada vez mais parecidos e o fácil acesso à informação explicam essa alta exigência dos consumidores. Por isso, é cada vez mais necessário que as empresas foquem e invistam na satisfação do cliente.
Clientes satisfeitos tornam-se defensores da marca, que os recomendam a outras pessoas e conquistam novos clientes. Os consumidores que estão satisfeitos com uma marca também são mais leais e gastam mais.
Para garantir que os clientes tenham sucesso em toda a experiência com sua empresa, você deve oferecer a eles várias opções para se envolverem diretamente com sua marca.
Isso permitirá ao cliente tranquilizá-lo quando julgar necessário e deixá-lo mais à vontade com sua empresa e seu produto.
O que é satisfação do cliente?
A satisfação do cliente é como ele se sente ou pensa sobre sua experiência com determinada marca. Essa percepção é medida pelo gap entre as expectativas e a realidade em termos de:
- Serviços;
- Produtos;
- Atendimento.
Isso significa que quanto maior a discrepância entre o que ele espera e o que obtém, menos satisfeito ele fica. A não ser, claro, que a diferença seja positiva, ou seja, a empresa consiga superar as expectativas.
Mas como descobrir como seus clientes se sentem em relação à sua marca e à experiência deles ao comprar ou interagir com seus produtos e serviços?
A melhor resposta também é a mais fácil: basta perguntar a ele! Porém, um ponto extremamente importante: nem sempre o cliente tem razão!
Como aumentar a satisfação do cliente
Você sabe que precisa se preocupar com a satisfação do cliente, mas sabe como fazer?
- Ofereça soluções
Quebre objeções, além de estudar sobre o cliente, estude muito bem sobre sua empresa e seus produtos. Além de apresentar soluções condizentes com as necessidades do cliente, esteja pronto para negociar e moldar sua oferta conforme a realidade do consumidor.
- Busque fazer contato por canais onde ele se sente à vontade
Conhecer o cliente aliado a um bom entendimento ajuda a adotar uma postura respeitosa e deixar o cliente à vontade. Existem diferentes maneiras que você pode usar ao se comunicar, esteja pronto para falar com seus clientes onde eles quiserem.
Algumas pessoas acabam não abrindo seus e-mails com muita frequência, enquanto outras podem ser contatadas pelo WhatsApp sem problemas. O papel do vendedor nesta fase é tornar a venda um processo natural, permitindo que o cliente consiga o que deseja.
É importante evitar contato fora do horário comercial e insistir em repetidas tentativas de comunicação quando não houver resposta.
- Sempre priorize o bom atendimento
Parece simples, mas muitas empresas acabam não dando atenção para esse ponto. O atendimento é a primeira impressão que um consumidor tem do seu negócio. Ele deve estar focado na escuta e na quebra de objeções que possam aparecer.
A linguagem utilizada pelo profissional responsável pelo atendimento também é um diferencial, assim como sua apresentação em caso de encontros presenciais.
- Possua estratégias de pós-vendas
Não abandone o seu cliente depois da venda. Além de solicitar o feedback continue a comunicação apresentando novidades que possam interessá-lo. Uma excelente forma de manter um contato esporádico e através do envio de e-mails semanais.
Você pode incluir em alguns desses e-mails descontos exclusivos para o cliente, que conversem com suas necessidades e mantenham sua satisfação em alta.
- Tenha ferramentas tecnológicas adequadas
Por fim, invista em tecnologia para gerenciar melhor seus clientes. Manter os dados dos clientes atualizados em uma planilha simples pode ser uma tarefa difícil e demorada.
Por isso, ter um software de gestão de clientes é fundamental para você organizar seus clientes, suas informações e saber quando e como abordá-los, aumentando a taxa de conversão de seus contatos.
Como a Infra.digital pode ajudar na satisfação do cliente
Infra.digital é uma solução da Infracommerce com soluções de marketing digital para e-commerce, repercutindo assim no aumento do desempenho do comércio eletrônico.
Por definição, o marketing digital é um subconjunto do marketing usado para promover uma marca ou produto usando uma ou mais tecnologias eletrônicas. O objetivo é influenciar os consumidores-alvo a agir.
O que a Infra.digital pode oferecer?
A Infra.Digital oferece produtos e serviços de marketing digital com visão completa da operação de e-commerce, focando na melhor performance para satisfação do cliente. Confira a seguir:
CRM
- Especialistas em Sales Force;
- Integração de dados;
- Customer Data;
- Estratégias de segmentação de bases;
- Automação de jornadas com IA e Machine Learning.
Conteúdo
- Conteúdo com direcionamento orgânico para o e-commerce;
- Engajamento omnichannel;
- Redes sociais com UGC (User-Generated Content);
- Estudos contínuos de pesquisa qualitativa e quantitativa com o usuário.
Performance (SEO e mídia)
- Planejamento e estratégia de mídia;
- Auditorias PPC;
- SEO focado na experiência do consumidor;
- Cross mídia.
UX/DESIGN
- Melhoria na experiência e aumento de conversão;
- Estudos de usabilidade.
Optimization Lab
- CRO com metodologias personalizadas para viabilizar a otimização do seu site e budget;
- Desenvolvimento de pesquisas online;
- Teste A/B;
- Web Analytics – Data Driven.
Cadastro estratégico de produtos
- Reduz abandono de carrinho;
- Aumenta as chances de venda;
- Melhora a experiência de compra;
- Aumenta a satisfação do cliente.
Por que buscar a satisfação dos clientes?
Como vimos, a satisfação do cliente está intimamente relacionada ao sucesso da empresa. Isso porque a concorrência de mercado está cada vez mais acirrada, e fica mais fácil para as empresas que se destacam integrar, atrair e fidelizar mais clientes.
Desta forma, torna-se fundamental encontrar formas de manter os consumidores satisfeitos, encontrar lacunas e pontos de melhoria no atendimento, otimizar o relacionamento com os clientes, atrair e atrair mais consumidores.
Além disso, podemos entender que clientes satisfeitos têm grandes chances de se tornarem clientes fiéis, e sabemos que a fidelização é muito importante para garantir a estabilidade financeira de uma empresa.
Clientes satisfeitos também têm a possibilidade de comprar novamente da sua marca, e sabemos que manter os clientes atuais custa bem menos do que conquistar novos clientes, certo? Vale lembrar que clientes fidelizados tendem a ter um ticket médio maior, o que é muito positivo para os negócios.
Por último, mas não menos importante, buscar a satisfação do cliente garante que eles só tenham coisas boas para falar a respeito da sua empresa e da experiência positiva que tiveram com ela. Assim, muito mais do que clientes felizes você terá defensores da sua marca!