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Como aplicar o mapeamento de dados em seu e-commerce
Independentemente do tipo de negócio, a transformação digital tornou o mapeamento de dados em seu e-commerce uma prática muito importante para enfrentar os desafios dos tempos.
Afinal, esse processo descreve sistematicamente as interações dos consumidores com seu conteúdo e os canais, desde os estágios iniciais da conversão do lead até o pós-venda.
Portanto, registrar, cruzar e analisar essas informações tornou-se uma necessidade para entender melhor o público-alvo e obter insights para orientar a tomada de decisões estratégicas, principalmente na área comercial.
E aí, o que acha de saber usar o mapa da jornada do cliente como pano de fundo para realizar ações que realmente aumentem as vendas do seu negócio? Confira as quatro dicas que separamos neste post.
O que é o mapeamento de dados?
O mapeamento de dados envolve a identificação e classificação de todas as informações pessoais dentro de uma empresa.
É quase como um raio-x de todas as coisas dados e privacidade. Só então as empresas podem obter uma visão completa de sua situação atual e da maturidade de sua proteção de dados.
Esta não é uma tarefa fácil, pois a grande maioria dos dados encontra-se de forma “confusa”, uma vez que existe em vários departamentos: comercial, marketing, recursos humanos e financeiro, etc.
Vale ressaltar que o mapeamento não é estático e pode ser alterado a qualquer momento à medida que os dados forem sendo processados.
Para facilitar esse esforço de mapeamento de dados, algumas perguntas são fundamentais:
- Os dados são pessoais?
- São compartilhados?
- Quem tem acesso?
- Como foram coletados?
- Onde estão armazenados?
- Quem utiliza os dados?
- Onde os dados são processados?
- Como são tratados?
- Por quanto tempo os dados são mantidos?
- Quais são os riscos e como minimizá-los?
Passos simples para fazer o mapeamento de dados
Os negócios B2B e B2C são capazes de dividir essa jornada em etapas de conscientização, consideração e decisão do comprador e, a partir daí, desenvolver estratégias para atrair e gerar mais vendas. A partir daí, você pode desenvolver um mapeamento de dados usando as quatro técnicas a seguir:
- Crie uma buyer persona ideal para o seu negócio
Antes de planejar como interagir em cada etapa, você deve definir as buyer personas do seu negócio, que são os arquétipos do comprador ideal.
Com ele, é possível identificar quais necessidades dos prospects precisam ser atendidas, bem como suas expectativas e comportamentos – insumos que são a base para o mapeamento da jornada do cliente.
- Tenha um mapa da jornada do cliente detalhado e rico em informações
Uma das formas de utilizar essa ferramenta é criar interações únicas para cada uma de suas etapas. Nesse sentido, é necessário criar um mapeamento de dados detalhado da jornada do cliente com informações sobre todo o processo desde a fase de prospecção.
Algumas boas práticas a seguir são:
- determine quais são as etapas sob a perspectiva do cliente, já que a ideia é promover um atendimento personalizado que atenda ao máximo suas necessidades e dores;
- saiba que existem diferentes tipos e exemplos de mapeamento de dados da jornada do cliente e eles podem ser desenhados a partir de fontes diversas, como o primeiro canal de contato, produto ou serviço alvo da análise;
- entenda que devem existir objetivos claros em cada fase para que o consumidor avance no sentido da compra;
- identifique os principais pontos de contato da jornada, nos quais as interações acontecerão mais fortemente;
- descubra quais são os objetivos do público em cada etapa, por exemplos: saber quais são os sintomas para identificação de suas dores, as melhores soluções para seu problema ou qual prestadora de serviço aceita parcelamento da compra;
- por fim, explore as sensações e emoções que geram engajamento com os potenciais compradores.
- Saiba quais são as interações são mais importantes em cada fase
As empresas podem aprender a planejar a jornada de um cliente desde o primeiro contato com uma marca – por exemplo, por meio de uma interação em um call center ou um anúncio em redes sociais – até a compra real, que pode ocorrer em uma loja física -loja de argamassa ou e-commerce.
Isso garante, inclusive, que a empresa avalie quais são os melhores espaços para conquistar clientes e aprimore aqueles que precisam ser aprimorados para melhorar a experiência de compra.
Essas informações podem ser consultadas pela inteligência de mercado de uma organização para entender o que está causando esse churn rate nesse ponto do mapeamento de dados da jornada do cliente.
Portanto, analisando as variáveis, é possível determinar quais pontos podem ser melhorados para aumentar a taxa de conversão.
- Conscientização
É preciso entender que, nessa fase, os consumidores ainda não entendem suas necessidades ou o impacto de não solucionar seus problemas.
Por isso, investir em conteúdos fortemente otimizados e personalizados para as personas é uma das ações mais importantes neste momento.
Pois, assim, ela entenderá que precisa encontrar rapidamente uma solução para suas necessidades, e verá essa possibilidade nos serviços prestados pela empresa.
- Consideração
Considerando que o líder já entende o seu problema, agora se busca a melhor solução. Para simplificar o processo de negócios, as diferenças de produtos e serviços devem ser expostas nesta etapa.
Assim, ao final desta etapa, os potenciais clientes compreenderão o valor que a diferenciação de uma empresa pode proporcionar.
Ou seja, não há necessidade de longas discussões na hora de vender, pois além disso, o vendedor já possui todos os dados e pode fazer uma abordagem resolutiva e objetiva.
- Decisão
Finalmente, nesta fase, a persona considerou possíveis soluções e agora pode tomar uma decisão. Conforme mencionado anteriormente, o vendedor precisa estar disposto a adequar a proposta às necessidades finais do cliente.
No caso do segmento B2B (Business-to-Business), onde uma visita de negócios (dependendo do tipo de empresa) apresentará um pitch de vendas, pode ser uma boa opção para esta etapa.
- Invista no engajamento do cliente para fazer um bom mapeamento de dados
Envolver os clientes criando associações de valor é uma maneira eficaz de aumentar a satisfação do cliente e aumentar a lealdade a uma empresa e seus produtos.
Isso permitirá que ele interaja mais com a marca e promova o “boca a boca” em momentos-chave da divulgação, como nas mídias digitais e nas rodas de relacionamento.
Em outras palavras, as empresas precisam encontrar os clientes certos, proporcionar a eles a experiência de compra perfeita e, então, cultivar ótimos relacionamentos e para isso fazer um bom mapeamento de dados.
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