O cliente entrou em uma loja online, encontrou o produto que desejava, colocou o item no carrinho de compras e finalizou o seu pedido com sucesso. Toda essa jornada de compra aconteceu de forma fluída e sem impedimentos porque o e-commerce escolhido pelo consumidor tinha uma boa usabilidade.
Mas então, quais são os caminhos para que o seu e-commerce também ofereça uma experiência de compra que tem o poder de aumentar a taxa de conversão? Continue a leitura e saiba como melhorar a usabilidade da sua loja virtual. Para implementar as estratégias que serão apresentadas por aqui, fale com o time da Infracommerce!
O que é a usabilidade e quais são as áreas envolvidas?
Explicando o exemplo do início desse texto, a usabilidade nada mais é do que a facilidade que o usuário tem de executar tarefas dentro de um site. No caso do e-commerce, essa jornada deve ser fluida e intuitiva o suficiente para que o cliente navegue pela loja e faça suas compras sem dificuldades.
Para que um e-commerce tenha sua usabilidade garantida, há dois setores do Design que trabalham em conjunto: UX e UI.
O profissional de UX, ou User Experience, elabora estudos para entender o comportamento do consumidor e propõe melhorias na experiência de compra da loja online, envolvendo estratégias de design, conteúdo e implementação. Já o UI, chamado de User Interface, utiliza os estudos de UX para desenhar a interface do e-commerce, ou seja, todas as telas que o usuário acessa, desde a home do site até o checkout.
Essas duas equipes fazem com que o e-commerce tenha um layout agradável, adaptável para todos os formatos de telas de dispositivos (o conhecido design responsivo) e de navegação fácil e intuitiva. Com isso, o número de conversões e de recompra aumenta, afinal, se o cliente consegue finalizar um pedido sem barreiras, certamente ele voltará a comprar nesse e-commerce, o que motiva até mesmo a fidelização do consumidor.
Pontos para aprimorar a experiência do seu e-commerce
Agora que você entende a importância do UX e UI Design e da usabilidade de uma loja virtual, vamos para algumas estratégias desse setor que podem ser implementadas para impulsionar a experiência do cliente.
Conte com a Infracommerce para alavancar a sua loja virtual
Um e-commerce que tem uma boa usabilidade e experiência de compra pode atrair mais clientes e aumentar o número de conversões. Ao mesmo tempo em que amplia a possibilidade de fidelizar os consumidores, fazendo com que sua marca seja recomendada nos círculos sociais.
Por todos esses motivos, é extremamente importante investir nas frentes de UI e UX Design para aprimorar a jornada de compra online. Porém, para colocar essas estratégias em prática, é necessário contar com especialistas no assunto. Aqui, na Infracommerce, você encontra equipes dedicadas de design, além de outras soluções de marketing digital. Fale com o nosso time e saiba as vantagens de ter a maior empresa de Full Commerce da América Latina como sua parceira digital.