A logística de distribuição é o conjunto de atividades relacionadas à gestão das mercadorias. Conheça os processos que a envolvem!
Ela abrange desde o momento em que os produtos saem da fábrica, diretamente da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as solicita.
Ao longo do caminho, ocorrem diversas ações relacionadas a vendas, embarque de mercadorias e prestação de contas. O gerenciamento de uma rede de distribuição inclui previsão, transporte, armazenamento e entrega dentro do universo maior de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Eles exigem rastreamento preciso, monitoramento de dados em tempo real e pessoal altamente qualificado para uma execução eficiente.
A logística da distribuição é parte integrante do planejamento logístico. Continue a leitura e entenda.
A logística de distribuição otimiza a distribuição de mercadorias e busca agilizar o processo, tornando-o mais seguro e barato.
Para isso, é necessário implementar determinados processos estratégicos que afetam diferentes áreas da empresa. Cada setor tem suas próprias responsabilidades e precisa ser mobilizado para viabilizar esses caminhos.
Enquanto enfrentam continuamente um espectro de variáveis em seus negócios diários, os gerentes de distribuição são encarregados de resolver as três questões fundamentais: Quando? Onde? Quanto?
Aqui estão 6 principais fatores que vimos influenciar o planejamento logístico e a logística de distribuição:
A situação ideal para qualquer varejista ou fabricante é ter estoque suficiente disponível para vender ou manter as linhas de produção funcionando sem problemas. Esses clientes desejam manter o menor estoque possível sem esgotar.
Como a maioria dos clientes exige vários itens diferentes, cada um vendido ou usado em um ritmo diferente, a previsão do mix de produtos torna-se parte integrante de sua equação.
Variáveis adicionais, como promoções de vendas no varejista ou estoque sazonal criado pelo fabricante, podem dificultar a previsão.
A circunstância perfeita para a logística de distribuição é ter todos os caminhões totalmente carregados operando em rotas regularmente programadas 100% do tempo com 100% de registro de segurança e 0% de mudança de eventos climáticos severos ocorrendo.
Como as vendas dos clientes fluem e diminuem na vida real, atingir esse objetivo ideal é difícil.
Em algumas circunstâncias, o controle de temperatura e outros manuseios especiais podem complicar ainda mais o problema.
Além disso, uma empresa de distribuição e armazenamento eficaz se esforça para manter o estoque ideal com seus fornecedores para manter os custos de gerenciamento de estoque em um nível razoável, sem excesso de estoque de segurança.
Ficar sem produtos ou componentes é o pior pesadelo do cliente. O gerenciamento eficiente da logística de distribuição deve garantir o fluxo adequado de informações, previsões e entregas precisas, seguras e oportunas.
Em alguns cenários, como na Infralog, os distribuidores recebem informações de vendas em tempo real eletronicamente para reabastecer os estoques automaticamente sem o pedido tradicional.
Esse tipo de transparência permite que cada elo da cadeia de distribuição antecipe as necessidades do cliente final, ajuste seus níveis de estoque e organize as entregas de acordo.
Nesses cenários, o cliente também fornecerá previsões contínuas.
Em outros casos, a comunicação aberta e contínua com o cliente ajudará o distribuidor a antecipar o reabastecimento do estoque, programar equipamentos e equipe para entrega.
O primeiro passo na preparação é desenvolver uma missão focada no cliente e uma cultura da empresa que combine a importância da satisfação do cliente com a realidade da lucratividade do negócio.
Meça todos os elementos do negócio, desde previsão, aquisição, gerenciamento de frete de entrada, armazenamento e controle de estoque até processamento de pedidos, consolidação de carga, agendamento de entrega e backhauls.
Trabalhando diretamente com os funcionários em cada disciplina, procure maneiras de tornar cada processo mais eficiente. As principais considerações são o tempo de ciclo, análises de custos, entregas no prazo, atendimento preciso de pedidos e medidas de segurança.
Crie um plano com contingências para cada situação e assegure-se de que todos os funcionários tenham contribuições para tornar os planos reais.
Treinar funcionários para executar as necessidades de uma empresa de distribuição é mais do que explicar e mostrar “como” desempenhar uma função. O desempenho bem-sucedido subjacente é o resultado de os indivíduos entenderem “por que” um trabalho precisa ser feito corretamente e as possíveis ramificações de um desempenho ruim para o futuro da empresa.
Implemente o treinamento e as ferramentas certas para uma estratégia de logística de distribuição bem-sucedida.
A chave para um gerenciamento de distribuição superior é ajudar os novos funcionários a se familiarizarem com todos os aspectos do trabalho para serem capazes de tomar decisões inteligentes e independentes no futuro.
O software de gerenciamento de estoque e sistema de gerenciamento de armazém (WMS) pode ajudar a otimizar o espaço dentro de um armazém. Ao maximizar o aproveitamento do espaço existente, as empresas podem evitar expansões caras e criar um posicionamento de estoque mais eficiente.
Da mesma forma, com o software de carregamento e roteamento, os distribuidores podem otimizar o uso dos veículos e reduzir os custos. Essas ferramentas incorporam quantidades de carga e tempos de chegada alvo com distância e tempo de percurso. A otimização da frota é um fator de custo substancial para uma empresa de gerenciamento de distribuição bem-sucedida.
Reunir todas as variáveis, tomar decisões informadas e se esforçar para melhorar o desempenho a cada dia é a chave para o sucesso do gerenciamento de distribuição e a satisfação do cliente. Muitas empresas de logística, desapareceram pelo caminho, enquanto a inovação criou os líderes de hoje.
Confiabilidade, antecipação, agilidade, segurança e alta eficiência são os atributos de uma empresa de gerenciamento de distribuição genuinamente bem-sucedida .
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