O crescimento do comércio eletrônico combinado com a pandemia do COVID-19 causou uma mudança permanente no comportamento de compra do consumidor, levando a um rápido aumento nas compras online que provavelmente não será revertido. Como resultado, surgiu um novo player, principalmente nas compras de supermercado e no varejo tradicional: Dark Store.
As Dark Stores estão surgindo em todos os lugares para atender às novas necessidades dos consumidores. Esse modelo de negócios flexível atende a clientes que preferem fazer compras no conforto de suas casas.
Para acompanhar a crescente demanda por pedidos on-line, alguns varejistas converteram lojas regulares em dark stores para servir como depósitos e centros de distribuição.
As Dark Stores são projetadas para tornar o atendimento de pedidos on-line o mais simples possível. Não é nenhum segredo que o COVID-19 mudou a maneira como os clientes compram. Ao converter vitrines tradicionais em ‘’dark stores”, as marcas podem aproveitar o espaço como um centro de distribuição de varejo ou ponto de venda projetado exclusivamente para atender compradores on-line.
Com os desafios da cadeia de suprimentos e atendimento que os varejistas enfrentaram no início da pandemia, não é de admirar que os varejistas, de supermercados e mercearias a lojas de conveniência e lojas de departamento, tenham começado a “ficar no escuro”. Com a demanda dos varejistas on-line por espaço e lojas físicas com menos tráfego, essas dark stores podem ser a resposta para os desafios logísticos. Os comerciantes que precisam atender a um grande número de pedidos on-line e armazenar mais estoque podem responder às necessidades dos clientes, reduzir o contato e ainda aumentar as vendas.
Converter locais em dark stores para reduzir custos, aumentar a cadeia de suprimentos e apoiar as compras on-line tem sido uma opção eficaz para lojas de varejo desde muito antes da pandemia. Muitas redes testaram o conceito e os varejistas se uniram a marcas de comércio eletrônico para atender à demanda dos clientes. O delivery de mercearias e as vendas online já estavam em alta, mesmo antes da pandemia.
Após o surgimento da pandemia global de 2020, vimos um rápido crescimento na demanda por comércio eletrônico, calçada e entrega instantânea. Com esses novos avanços, é provável que as dark stores se tornem permanentes.
Para aproveitar essa mudança de comportamento, os varejistas estão mudando as operações das lojas para que funcionem como centros de distribuição. Com grandes marcas fechando locais permanentemente, dimensionando corretamente e convertendo-se em dark stores, sabemos que instore e online não são mais uma dicotomia – eles são um todo.
Além de aumentar as vendas de varejo para marcas convencionais de varejo, as dark stores atendem marcas não tradicionais com modelos de negócios dedicados à entrega sob demanda. Dark Stores, armazéns e centros de atendimento são fundamentais para serviços inovadores de entrega digital sob demanda.
Os compradores podem pedir qualquer coisa imediatamente, desde utensílios domésticos, alimentos e bebidas, até remédios de venda livre. Os clientes podem comprar o estoque em armazéns e centros de distribuição locais, e os funcionários preenchem os itens e os embalam para que os motoristas os entreguem.
Serviços de entrega digital como esse estavam aumentando em popularidade mesmo em tempos pré-pandemia, mas estamos vendo os varejistas oferecem serviços de entrega no mesmo dia a taxas crescentes após a pandemia. Não é nenhum segredo que os clientes agora esperam soluções de compras mais integradas e flexíveis, e as marcas devem atender às suas necessidades, mantendo a saúde e a segurança.
À medida que você faz mudanças rápidas na estratégia e nas operações, é importante manter toda a empresa informada e usar as comunicações para alinhar as pessoas em toda a organização.
Se você estiver convertendo locais em dark stores, o fechamento da loja pode ser doloroso para os funcionários. Na esteira da mudança, aqueles que permanecerem serão chamados a ajudar a reinventar seus papéis. Também é crucial que as pessoas em funções de gerenciamento de nível médio entendam a lógica por trás das grandes mudanças. As apostas para o varejo online estão mais altas do que nunca e não podemos deixar ninguém para trás. A boa notícia é que uma solução de comunicação abrangente unirá todos em sua equipe.
Os serviços de entrega digital que priorizam a comunicação podem padronizar processos, otimizar canais, ajudar os funcionários a acessar informações e levar a mensagem certa aos usuários certos. Muita informação, muitos canais e informações inconsistentes podem levar à desorganização, falta de priorização e, por fim, afetar a execução.
Para serviços de entrega digital que não funcionam como lojas de varejo tradicionais, uma plataforma de comunicação é mais crucial do que nunca. Desde o tempo de fila, tempo de embalagem, tempo de armazenamento até o tempo de deslocamento, há muitas partes móveis no processo, e uma solução otimizada que simplifique o conteúdo excessivamente complicado é fundamental.
Seja você um varejista tradicional que deseja converter dark store ou um serviço de entrega digital inovador, procure transformar a maneira como seus funcionários da linha de frente operam, executam e se envolvem.
Os varejistas estão aproveitando as dark stores para aumentar os lucros nestes tempos difíceis. Mas a maior preocupação é oferecer um serviço de atendimento online fantástico. Melhorar as operações é a chave, e isso é possível com a ajuda de uma solução de gerenciamento de varejo baseada em dispositivos móveis.
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