Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o fulfillment. É a estratégia que faltava para seu e-commerce!
Você já ouviu falar em fulfillment? Você sabe como aplicá-lo no seu negócio, ou sabe a importância dele para as empresas que atuam em um ambiente digital?
Torna-se muito importante entender o que é fulfillment para que todas as operações de um negócio online sejam realizadas da forma mais otimizada e eficiente.
O atendimento inclui várias atividades, como faturamento e relatórios, controle e armazenamento do fluxo de produtos em estoque, rastreamento de produtos, entrega e afins.
E essas são apenas algumas das missões desta operação! Quer mais detalhes sobre este tema? Continue a leitura!
Fulfillment é uma palavra em inglês que, em sua tradução literal para o português, significa cumprimento, preenchimento e realização. No universo da logística, esse termo pode ser compreendido como um conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente.
Ou seja, entende-se como todo o processo que envolve toda a compra em si, englobando as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagens, transportes, entregas e serviços de pós-venda.
Assim, o fulfillment visa garantir o atendimento excepcional dos pedidos e desenvolver a melhor experiência possível para os clientes. Por isso, todo processo logístico nos galpões ou armazéns, por exemplo, tem a necessidade de ser devidamente otimizado.
O fulfillment constitui-se em algumas etapas básicas que já detalhamos aqui no blog da Infracommerce. Veja:
Muitos pequenos e médios empresários podem ter dúvidas de como aplicar o fulfillment no cotidiano das operações de seus negócios. Por isso, separamos algumas formas de obter um desempenho de sucesso nesse sentido:
A tecnologia está aí para ajudar a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio e, quando falamos de um e-commerce, as novidades tecnológicas são indispensáveis.
Por isso, pense em investir em softwares de gestão como ERP e outros que são essenciais para organizar os pedidos e todos os processos envolvidos, desde o fechamento com fornecedor até a entrega dos pedidos para o cliente final.
Atualmente, é mais simples contratar mão de obra terceirizada. Isso acaba gerando menos custos do que contratar novos colaboradores.
A definição das métricas é crucial para mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment. É importante que você meça os números de pedidos recebidos pela sua empresa e a quantidade de envios feitos em um determinado período.
Além disso, é bom observar o número de pedidos devolvidos por uma infelicidade na entrega, um erro de envio ou uma mercadoria com defeito. Só dessa forma você terá informações certas sobre o bom funcionamento do seu fulfillment.
Mais importante do que entender o que é fulfillment é saber quais são as vantagens de se contratar esse serviço. É necessário conhecer cada processo realizado e se certificar de que estará tomando a melhor decisão.
O preço não é o principal fator para fidelizar clientes, quando se tem uma logística integrada, você conquista a confiança e supera as expectativas referente a prazos.
Quando compramos através de e-commerce temos uma certa ansiedade para o dia da entrega, se você se destaca, a chance de fidelizar o cliente e até mesmo ser indicado é muito maior.
Fulfillment é fazer com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa, até a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment.
Por ser uma atividade complexa e altamente relevante para o negócio, muitos lojistas apostam na terceirização de serviços.
Esse é um conceito altamente difundido em países como os Estados Unidos, no qual as próprias redes varejistas conduzem essa operação para terceiros.
No Brasil existem agentes privados que oferecem serviços semelhantes, como é o caso da Infracommerce.
Existem outros serviços semelhantes ou complementares a este, mas a escolha da solução ideal para seu negócio depende de uma análise criteriosa de custos e da capacidade de entrega da loja virtual.
Uma das maneiras mais eficientes de aplicar o fulfillment no seu negócio, é através de um sistema que une o gerenciamento da empresa com o processo de pós-venda e logística das entregas.
O sistema ERP da Infracommerce! É um ótimo parceiro para empreendedores de e-commerce te auxiliando em processos como:
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