Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o fulfillment. É a estratégia que faltava para seu...
Fulfillment profissional com InfraLog
Neste artigo, vamos falar sobre fulfillment profissional com InfraLog. A tecnologia que você precisa em seu e-commerce.
Utilizar o fulfillment logístico para encantar os clientes parece ser uma estratégia bem inteligente, considerando que o termo em inglês significa “preenchimento” e/ou “realização” e é comumente utilizado para descrever os objetivos pessoais de satisfação plena, como ser realizado no casamento ou na carreira profissional.
Para o mundo corporativo e logístico, o fulfillment é o termo utilizado para descrever o trajeto do atendimento do pedido do cliente em toda a sua cadeia de interação com a empresa, do marketing promocional e ponto de venda escolhido, passando pela compra do produto e fechando no recebimento do pagamento e entrega. Ou seja, é um trajeto considerável e repleto de oportunidades de encantamento para o cliente.
Neste artigo analisaremos o conceito de forma detalhada e suas principais características. Acompanhe.
Fulfillment: o que é?
O termo fulfillment significa, em sua tradução literal, “cumprimento”. Na prática, essa palavra é usada para a logística de e-commerces, desde que um produto é comprado até a última etapa, que é a entrega da mercadoria para o consumidor final.
Para que esse processo aconteça é necessário passar por uma série de fases, como conferência do produto no estoque, separação, revisão, envio para o cliente e confirmação de recebimento. Existem outros pequenos passos em meio a isso e que são extremamente importantes nessa relação.
O que difere o fulfillment de outras estratégias de logística nas empresas é a adaptação para os comércios virtuais. O objetivo é realizar todas as etapas, desde separação até entrega com máxima satisfação para o consumidor, de forma que ele queira voltar a consumidor produtos da empresa e torne-se um cliente fiel.
Funcionamento do fulfillment na prática
O fulfillment engloba todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente e exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, dentre eles: logística (em todo o processo de entrega dos produtos), tecnologia (no desenvolvimento de soluções inovadoras para otimizar os procedimentos), atendimento (na garantia de um bom relacionamento com os clientes) e marketing (no planejamento estratégico das ações para atrair clientes).
Algumas atividades em que o fulfillment atua são o planejamento estratégico da operação, recepção de pedidos, armazenamento e controle de estoque, distribuição e logística, acompanhamento das entregas através do rastreamento, setor eficiente de relacionamento com os clientes, logística reversa, recebimento e análise de feedback dos clientes, entre outros.
Para o funcionamento efetivo de todas essas tarefas, é necessária uma equipe especializada dedicada a cada setor, se mantendo sempre atualizada às frequentes mudanças em relação à produtos e serviços de preferência dos consumidores e reagindo de maneira flexível e inovadora às novas tendências.
Além disso, a tecnologia é uma grande aliada do fulfillment, tendo em vista que o uso de softwares possibilitam uma maior integração das operações de toda a cadeia produtiva.
Benefícios do fulfillment para se diferenciar
O fulfillment torna o processo mais dinâmico e rastreável, o que para o cliente é convertido em rapidez de entrega e diminuição de falhas no envio.
Como o mundo competitivo dos negócios deixa as condições financeiras e as qualidades dos produtos muito similares entre a concorrência, a logística de entrega pode ser o diferencial na hora da decisão de compra.
Apesar de mais comumente utilizado em e-commerces, o conceito de fulfillment pode ser aplicado em todo tipo de negócio para buscar melhorias no atendimento ao cliente.
Algumas empresas terceirizam o fulfillment para garantir a eficiência do atendimento e não desviarem o foco principal da empresa, e também por considerarem mais efetivo o know-how mais apurado de empresas especializadas.
Entretanto, a implantação desse conceito entre membros da equipe pode garantir maior controle do processo e sucesso, uma vez que a equipe estará mais engajada e mais bem informada de todas as etapas.
Terceirização no fulfillment
Atualmente vemos uma tendência para a terceirização do fulfillment. Isso pode ser explicado pelo fato de que para atender às necessidades dos clientes internamente, a empresa precisaria contar com uma estrutura física e mão de obra que geraria altos custos. Além disso, gerir esse processo pode tirar o foco da empresa em sua atividade principal.
Neste cenário, há diversas empresas surgindo no mercado oferecendo a gestão do processo de fulfillment, o que poderia reduzir os custos com encargos sociais, pagamentos de salário e manutenção de uma estrutura física.
Outro benefício da terceirização é que a empresa terceirizada, por se focar exclusivamente no processo em questão, acaba se especializando e oferecendo um serviço mais eficiente.
Em um mercado competitivo e exigente como o dos dias de hoje, firmar uma parceria com uma prestadora de serviço que ofereça soluções tecnológicas inovadoras para o seu negócio pode ser um diferencial, otimizando todo o processo e minimizando o estresse da gestão.
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