A logística reversa é o processo de retorno das mercadorias ao seu ponto de origem – do comprador ao fabricante ou fornecedor. Hoje, a logística reversa não pode mais ser uma reflexão tardia para os fabricantes, mas sim uma parte integrante do planejamento da cadeia de suprimentos.
Em vez de permitir que as devoluções prejudiquem seus negócios, fabricantes e varejistas inovadores e com processos eficientes podem se beneficiar da logística reversa.
Para esses negócios, a questão passa a ser como otimizar o processo de logística reversa para melhorar a experiência do cliente, reduzir o custo do desperdício, agregar valor aos produtos por meio da reciclagem e reaproveitamento e se tornar mais sustentável.
Este fator ocupa o primeiro lugar e não é à toa. Para qualquer empresa vendedora, pode ser sensato ter alguma forma de política de devoluções. Portanto, quando os clientes fizerem uso de tal esquema, os produtos inevitavelmente terão que voltar para o vendedor. Eles podem ter comprado o item errado por engano ou possivelmente selecionado as especificações erradas. Ao adotar os retornos, você dá ao cliente uma chance maior de conseguir o que deseja, o que os torna mais propensos a comprar de você novamente.
Algumas empresas permitem que os clientes aluguem produtos por um período determinado. O período de tempo será acordado com antecedência, bem como as expectativas do estado em que o item deve ser devolvido. Também deve ficar muito claro qual método será usado para devolver o item quando o aluguel expirar.
Se um produto estiver quebrado dentro de um determinado período de tempo após a compra (e não tiver sido usado indevidamente), os fabricantes podem concordar em concluir um reparo. Quaisquer estipulações em torno das políticas de reparo seriam descritas de antemão. Algumas empresas até fornecem serviços de manutenção, retirando as compras de vez em quando para mantê-las em boas condições.
Se um cliente desejar passar para a versão mais recente de seus produtos, ele poderá negociar qualquer modelo mais antigo que possua. Nesse cenário, as peças negociadas poderiam ser reformadas para serem vendidas novamente. Ou eles podem ser divididos em seus materiais fundamentais e reaproveitados para criar um bem vendável totalmente diferente.
Pode haver casos em que haja um problema com o transporte de mercadorias. O comprador pode não estar no lugar certo na hora acordada. Ou circunstâncias imprevistas podem impedir o motorista de chegar ao destino desejado. A única opção real neste cenário seria retornar ao armazém.
Outra razão pela qual a logística reversa pode ser necessária é para produtos que chegaram ao fim de suas vidas. Se um item pereceu (ou não pode mais ser usado), um cliente provavelmente tentará descartá-lo. Alguns fabricantes se oferecem para levar esses materiais de volta para reciclá-los.
Solicitar ao cliente alguns detalhes de como funciona essa modalidade na infra
A logística reversa oferece uma oportunidade de reter valor para o seu negócio que, de outra forma, seria perdido. Ao reaproveitar bens que podem ter se tornado resíduos, você pode gerar fluxos inesperados de receita, o que só aumenta sua receita geral. Seu catálogo de produtos é mais valioso se puder ser recuperado e usado muitas vezes.
Se um cliente está tendo um problema com o estoque que você vendeu, ele só ficará ainda mais insatisfeito se não houver como remediar a situação. Da mesma forma, se você estiver disposto a corrigir o problema, mas não tiver implementado os processos apropriados, levará muito tempo para obter uma solução. Ter um procedimento de logística reversa significa que você pode agir de imediato, prestando um serviço rápido e suficiente.
Reciclar e reutilizar materiais antigos não é apenas benéfico do ponto de vista financeiro, é também melhor para o meio ambiente. Se você oferece aos clientes a chance de devolver materiais (que não são mais adequados para uso), pode usar sua experiência no setor para garantir que eles sejam descartados de forma sustentável. Isso traz benefícios para a reputação, pois alguns consumidores estarão dispostos a comprar apenas de empresas que são ativamente verdes. Isso também o ajudará a evitar multas, pois mais legislação ambiental continua a entrar em jogo.
Existem dados valiosos associados à logística reversa. Isso pode ser aproveitado e usado a seu favor. Ao observar aspectos como o número de produtos devolvidos, quais itens específicos são devolvidos regularmente e quais clientes retornam com mais frequência, você pode tomar decisões estratégicas que têm um impacto positivo. Você pode tentar tornar certos produtos mais duráveis se eles sempre quebrarem (ou talvez mudarem seu design). As políticas também podem ser reforçadas se estiverem sendo exploradas pelos clientes.
Também é possível eliminar alguns gastos simplesmente se preparando para a logística reversa. Ao deixar para o último minuto, é provável que haja custos extorsivos associados ao transporte e armazenamento necessários para enviar algo de volta pela cadeia de suprimentos. Com a ascensão do e-commerce , as devoluções também se tornaram mais frequentes, então esses custos realmente começaram a somar depois de um tempo.
A logística reversa irá revolucionar o seu negócio, conheça as soluções Infra.Log! A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.
O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!