Um centro logístico é uma área designada para todo o transporte e a distribuição de mercadorias, tanto para trânsito nacional como internacional.
Os operadores são inquilinos ou proprietários de galpões e áreas de armazenamento, que funcionam como centros de distribuição, escritórios e outras instalações construídas para esse fim.
O centro logístico permite o acesso a todas as empresas envolvidas nestas atividades e é totalmente equipado para realizar as operações relevantes, incluindo serviços públicos para funcionários. Também é utilizado para serviços de transporte intermodal, com movimentação de mercadorias.
A reputação dos centros logísticos aumentou e se desenvolveu nos últimos anos. Esta área onde as empresas praticam procedimentos logísticos está se tornando uma característica chave dentro do sistema de transporte.
O centro de logística é administrado pelo desenvolvedor para manter e obter benefícios de sinergia. Inclui prestadores de serviços, bem como empresas comerciais e de manufatura, com uso intensivo de logística.
Pode haver vários operadores regionais envolvidos, como instituições educacionais e comunidades empresariais. Isso provou fortalecer a cooperação e o marketing de toda a região e atrair novos investimentos.
A intermodalidade de transporte é incentivada com fortes ligações entre transporte de linha de longa distância e coleta e distribuição local, por exemplo.
Vários modos de transporte são utilizados para garantir que as mercadorias sejam transportadas no momento certo, para o destino certo e por um custo competitivo.
Serviços adicionais geralmente são fornecidos além das opções de transporte e armazenamento. Estes podem incluir:
Os profissionais de logística devem ter certas habilidades para produzir inovações e transferir seus conhecimentos de nível para nível e entre empresas.
Adaptabilidade e calma sob pressão resultam em habilidades eficazes de resolução de problemas e gerenciamento de projetos proficientes. Essa busca contínua por melhorias não apenas potencializa o desenvolvimento dos negócios, mas também garante a fidelização e a satisfação do cliente final.
Juntamente com a otimização de bens e informações, está o hub de infraestrutura de transporte. Entre cada nível, operam diferentes mercados, com cada modo de transporte e cada empresa formando sua própria rede, ocorrendo a transição para outra rede dentro do hub.
Existem vários tipos de centros logísticos e todos adquiriram um valor fundamental, como consequência do aumento da importância da logística nos dias de hoje.
Agora, vamos explicar as funções e características dos diferentes tipos de centros logísticos.
Sua principal função é classificar as mercadorias e despachá-las imediatamente para o próximo destino.
O armazenamento nunca é realizado. Ele pode ser considerado como intermediário, entre o ponto A e o ponto B.
Assim que a mercadoria é recebida, sua origem e destino são investigados e é imediatamente embarcada. Rapidez e cooperação tornam-se essenciais nesses centros logísticos.
Sua finalidade é armazenar e administrar o estoque, classificando as mercadorias por região, tipo de produto e etc. Em seguida, as mercadorias são enviadas para as lojas de varejo ou consumidores finais. Este é o centro de logística padrão, praticado pela Infracommerce.
Os centros de distribuição são equipados com a tecnologia necessária para realizar as seguintes funções:
Poderíamos dizer que funciona como um centro de distribuição, mas melhor. A título de exemplo, são utilizados para processar e distribuir carnes e pescados, bem como montar e instalar peças.
Eles estão localizados muito próximos às fábricas, pois precisam chegar até elas o mais rápido possível para que, assim, sejam realizados os retoques finais antes do produto ou componente ser finalizado.
Esses centros logísticos podem aumentar muito o valor agregado, mas precisam de instalações à prova de poeira, deslizamento e impacto, nas quais a temperatura seja controlada.
O boom das vendas online mudou enormemente a logística. Devido a isso, surgiram os centros de atendimento. São os locais onde se realiza a gestão e entrega de artigos de e-commerce.
Essas centrais recebem o pedido do consumidor final e, automaticamente, o colocam em embarque. Aqui, são realizadas as seguintes atividades: gestão de estoque; gestão de reclamações; processo de pagamento; gestão de devoluções; gestão de dados de clientes; e etc.
Os centros logísticos são um fenômeno moderno e sua importância aumentou nos últimos anos.
Em última análise, eles consistem em um conceito totalmente novo e muito amplo, que pode significar algo muito diferente para uma pessoa ou outra.
É difícil dar uma definição exata, pois a própria logística pode ser vista como:
Mas, embora possam ser vistos de forma diferente, eles têm as seguintes características em comum:
Finalmente, é importante mencionar que a chamada Indústria 4.0 permitiu uma melhoria no setor graças a novos processos de automação e digitalização.
E para implantar serviços de logística de alta eficiência, você pode contar com a Infracommerce! Nosso ecossistema digital oferece soluções nas seguintes frentes de atuação: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.