Existem diversas formas de otimizar a logística. Separamos os 5 principais fatores para você aplicar e garantir a satisfação do cliente no seu e-commerce.
Você já parou para pensar em tudo que envolve a logística do e-commerce? Se você está administrando um negócio on-line, é melhor manter os olhos abertos!
Controle o estoque, calcule o frete, planeje suas vendas e envie cada produto. Cada uma dessas atividades deve ser feita com cuidado. Assim, você pode garantir que seus clientes tenham uma ótima jornada de compra em um ambiente online.
Desde o momento em que um potencial cliente entra no site, até o momento em que compra, recebe o produto e no pós-venda, ele espera que a loja virtual atenda às suas expectativas em termos de qualidade do produto e prazo de entrega.
As estratégias para armazenar, mover e enviar produtos geralmente afetam a experiência de compra. E é tudo sobre logística de e-commerce!
Então, vamos dar uma olhada em 5 dicas para otimizar a logística no seu e-commerce!
Depois de tudo o que vimos, fica a questão: por onde começar a otimização da logística? Uma possível solução nesse sentido é recorrer ao sistema Pick Up & Drop Off (PUDO) para facilitar as entregas.
Por esse sistema, seu e-commerce pode recrutar pontos de retirada e de coleta junto a estabelecimentos comerciais (com espaço ocioso disponível), ampliando sua capacidade de distribuição a um custo mínimo.
Funciona tanto para a entrega de produtos comprados online quanto para trocas e devoluções, com eficiência, segurança e economia. Mas existem alguns outros pontos para se atentar e conseguir otimizar a logística.
Confira abaixo:
As oportunidades estão à frente, mas apenas aqueles com as melhores estratégias podem aproveitá-las. Isso significa otimizar a logística no nível mais detalhado, cuidando desde as compras com os fornecedores até o último minuto da entrega.
Trabalhoso? Certamente. É necessário que você use as melhores práticas, você pode começar agora a tornar seu e-commerce uma verdadeira máquina de faturamento.
Cinco delas você conhece agora. Acompanhe!
Você já conhece ou ouviu falar do conceito Supply Chain Analytics? Basicamente, quem trabalha nessa área lida com dados, a fim de encontrar soluções em logística, seja para reduzir custos ou aumentar a lucratividade.
Esse é um dos desdobramentos da Indústria 4.0, na qual o e-commerce está diretamente envolvido e o uso de Big Data é obrigatório.
Nas operações logísticas, dados são gerados todos os dias por sistemas do tipo WMS, OMS e TMS. São eles que darão suporte para que você tome decisões com margem de acerto maior.
Um indicador-chave de performance (KPIs) serve como parâmetro para avaliar o desempenho em certo processo ou atividade. Em logística, o que não faltam são KPIs para serem mensurados. Cada um deles faz uso de dados relativos a domínios específicos.
Para medir o tempo de entrega, por exemplo, você precisará ter acesso a dados de cada veículo e motorista ou mesmo dos modais de transporte envolvidos a partir da saída de um produto.
Estabelecer os KPIs certos é sinônimo de processos decisórios mais precisos e, sendo assim, a tendência é que o e-commerce tenha êxito em suas atividades.
Alguns deles são:
– Custo por mercadoria produzida
– Taxa de extravio
– Número de entregas
– Qualidade.
A tecnologia tem um papel central nas operações logísticas e, nesse sentido, é fundamental que um e-commerce conte com softwares e sistemas adequados. Por isso, vale a pena investir em soluções como o já citado WMS, usado basicamente para automatizar processos em um centro de distribuição ou armazém.
Outra dessas soluções é o chamado Transport Management System (TMS), pelo qual se pode fazer a gestão dos transportes e a gestão de frota.
Uma dica sugerida por muitos especialistas é aplicar a curva ABC para controlar o estoque. O modelo inspirado na Análise de Pareto parte do princípio de que 80% das consequências são influenciadas por 20% das causas.
O que, traduzindo para o estoque, seria algo como: 80% dos produtos mais vendidos geralmente representam 20% do total de produtos armazenados. Assim, a ideia é usar a curva ABC para decidir melhor sobre produtos que precisam continuar e aqueles que podem sair da sua loja on-line.
Outra dica é não ter medo de queimar seu estoque por meio de promoções, caso o produto não esteja girando o suficiente. Nesse sentido, a internet te dá inúmeras possibilidades para liquidar os produtos, com apoio das redes sociais e no próprio canal de venda.
Dessa forma, use a criatividade e faça promoções atrativas.
Nas operações logísticas não há espaço para erro, pois quando isso acontece, representa um prejuízo financeiro e de imagem para o lojista.
Além de troca ou devoluções futuras, há todos os custos envolvidos na entrega de um item aos consumidores – sem mencionar sua própria insatisfação com o que receberam.
Nesse sentido, quem atua no e-commerce precisa estar preparado para lidar com o volume cada vez maior de compras. E você, quando vai começar a otimizar a logística do seu e-commerce?