Para lhe dar uma melhor compreensão deste tema, trazemos-lhe um mini-guia sobre Política de Privacidade. Continue a leitura!
Você sabe que todas essas lojas online têm essas letras miúdas, mas quase ninguém dá a atenção que elas merecem? Pois bem, elas correspondem às políticas de privacidade no e-commerce e fazem a diferença no marketing de relacionamento.
Basicamente, uma política de privacidade é um documento que fornece orientações sobre segurança de dados, uso das informações fornecidas, instruções de cadastro e outros aspectos relacionados, deixando claro que os usuários estão cientes de suas responsabilidades ao aceitar os termos.
Uma política de privacidade é um contrato que um site ou aplicativo faz com seus usuários para esclarecer as informações que eles coletam e como eles usam e protegem esses dados.
Ao ler e aceitar os termos da Política de Privacidade, os usuários declaram que entendem quais informações a empresa solicitará e como a organização utilizará seus dados.
Não é difícil notar mudanças maiores nas políticas de privacidade das marcas nos últimos anos: por exemplo, recebemos e-mails sobre atualizações de políticas ou a necessidade de aceitar novos termos ao entrar em aplicativos que já usamos.
As atualizações aconteceram devido à criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que elevou o nível de segurança dos dados dos usuários e exigiu que muitas organizações se adaptassem às novas regras.
Sim, todos os sites e aplicativos são obrigados a cumprir a Política de Privacidade, pois a empresa está comprometida com o gerenciamento e a segurança dos dados dos usuários.
A Política de Privacidade deve conter toda a conduta que a empresa se compromete a seguir para proteger os dados dos usuários.
Em geral, essas são pautas do conteúdo que deve conter na Política de Privacidade:
Termos de Uso e Política de Privacidade são contratos de segurança tanto para o usuário como para a empresa. Porém, as normas não devem ficar apenas no texto, mas serem devidamente praticadas pela organização.
Por isso, listamos algumas das boas práticas de Política de Privacidade que quem trabalha com venda online deve seguir:
Proteger a privacidade dos dados dos usuários que visitam sua loja virtual é um dos pontos fundamentais para que seu negócio esteja no caminho certo, afinal, é preciso construir confiança nas pessoas para que elas possam estar na jornada de compra.
Ter esse tipo de esclarecimento minucioso pode tornar transparente o relacionamento entre a empresa e seus usuários, valorizando a imagem da marca.
Por se tratar de um documento legal, mesmo levando em consideração a nova Lei Geral de Proteção de Dados, a formulação da política de privacidade deve ser baseada na legislação.
Além de garantir que as compras realizadas no site sejam seguras, este documento precisa esclarecer como os dados serão armazenados e como serão processados.
Embora tenham um visual muito semelhante à política de privacidade, os termos de uso funcionam mais como um contrato propriamente dito, pois conferem informações das quais os clientes precisam ter ciência antes de efetuar uma compra.
De maneira geral, o termo de uso traz as regras a serem respeitadas pelo usuário ao utilizar o e-commerce, evitando, assim, possíveis reclamações futuras.
Tanto a política de privacidade quanto o termo de uso são de extrema relevância para estabelecer uma boa comunicação com o cliente e esclarecer pontos cruciais em sua experiência no site. Todavia, o primeiro trará informações sobre entrega, devolução, reembolso, pagamento, juros, frete e descontos, entre outros aspectos essenciais.
Sendo assim, enquanto um dá a garantia de que os dados dos clientes estão seguros e serão mantidos em sigilo para serem usados só pela empresa, o outro mostra quais são orientações básicas para que tudo transcorra na mais perfeita ordem.
Vale lembrar que ambos precisam conter informações claras, pois qualquer brecha nas condições e nos esclarecimentos apresentados pode gerar processos.
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