Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o fulfillment. É a estratégia que faltava para seu...
Por que ter um funil de vendas para e-commerce?
Neste artigo, vamos falar sobre o funil de vendas para e-commerce. Você vai entender como fazer um e como medir os resultados.
As empresas que desejam aparecer em um ambiente virtual precisam entender a importância do funil de vendas para e-commerce e como ele pode mudar o paradigma quando o assunto é marketing digital.
Graças ao advento da internet e à criação de lojas virtuais em plataformas digitais, o funil de vendas tem sido aplicado como estratégia para acompanhar a jornada de compra de um prospect, como é chamado o prospect de uma empresa.
Dessa forma, fica mais fácil entender como esses sistemas podem ajudar a aumentar as vendas dos negócios de eletroeletrônicos, além de garantir a melhor experiência para as pessoas que veem mais comodidade e economia no consumo virtual.
Como fazer um funil de vendas para e-commerce
O processo de compra começa muito antes do cliente acessar sua loja virtual, pois ele já visitou outros sites, procurou informações e conferiu as opiniões dos outros compradores. O funil de vendas para e-commerce começa a atuar antes mesmo do seu cliente descobrir que precisa comprar algum dos produtos do seu e-commerce.
Para aplicar um funil de vendas, você e sua equipe precisam desenvolver um plano de marketing digital que inclua análise de mercado, pesquisa de palavras-chave, personas e públicos-alvo, quanto será investido na ação, quais ferramentas serão utilizadas e os canais que serão utilizados para a campanha.
Entenda o processo das etapas do funil de vendas para e-commerce
O funil de vendas para e-commerce é dividido em quatro etapas: atração, ativação, decisão e fidelização. Além disso, pensando nas estratégias de marketing, ele pode ser entendido como topo, meio e fundo de funil.
1. Atração
No topo do funil, esse é o estágio em que os visitantes são atraídos e descobrem mais sobre sua empresa. Isso pode acontecer por meio de diversos canais (publicidade, sites, buscadores, redes sociais), e a presença digital é o fator decisivo para que isso comece.
Nesse momento, o visitante ainda não sabe qual problema ou necessidade tem e quais seriam as soluções para considerar sua proposta. Por isso, o ideal é oferecer materiais que eduquem o potencial cliente e mostre o valor da sua marca.
2. Ativação
No meio do funil de vendas para e-commerce, o problema foi identificado e o interesse foi conquistado, então é preciso aprofundar o relacionamento com estratégias de engajamento. O visitante pode se tornar um lead com landing pages que o levem a materiais gratuitos e mostrem ainda mais a autoridade da empresa.
Criar e oferecer conteúdos e materiais ricos, como ebooks e infográficos, em troca de informações pessoais que entram na base de dados garante a nutrição do lead por e-mail marketing. Assim, ele recebe mais materiais para tomar uma decisão.
3. Decisão
No fundo do funil, os materiais já foram consumidos, o relacionamento com a marca está forte, o lead já faz as próprias buscas em concorrentes e precisa receber as ofertas que vão solucionar o seu problema ou a sua necessidade.
É hora de ofertar o serviço ou o produto como a melhor opção, apresentando a proposta de forma sutil, e não invasiva como propagandas. Caso contrário, você pode afastar o lead e prejudicar o caminho para se tornar cliente.
Fidelização
Muitos pensam que, após a venda, a jornada de compra acabou. Porém, de acordo com o conceito de funil de vendas, ela pode continuar e ser benéfica para o cliente e a empresa. Manter um cliente custa menos que adquirir novos, que terão que passar pelo funil novamente.
A fidelização fortalece a relação, faz o cliente indicar, promover a marca e continuar comprando outros produtos, e ajuda a conquistar novas vendas. Nessa fase final, pedir feedbacks demonstra preocupação com os clientes e eles devem continuar recebendo materiais por e-mail (informativos, descontos e outros).
Como medir os resultados do funil?
Além de saber como funciona o funil de vendas para e-commerce, é preciso acompanhar os resultados e as métricas com ferramentas específicas, como o Google Analytics. Com ele, você visualiza as ações do usuário em seu site a partir da definição de metas.
As metas são as URLs de destino a que os usuários devem chegar para fazer as conversões desejadas, como as páginas de venda de produtos e serviços. Após definir as metas, você pode escolher as etapas do funil até a ação desejada, ou seja, as páginas que devem ser acessadas até lá.
Na análise de cada meta, é possível visualizar o funil, quais foram as páginas de entrada ou o caminho percorrido até o link final, e as opções de saída para quem não finalizou a compra (saiu do site, foi para outras categorias, etc.).
Essa ferramenta funciona como uma aliada do funil de conversão, fornecendo taxas de conversão e rejeição. A interpretação desses dados serve para propor medidas a fim de aumentar as vendas e melhorar o relacionamento.
Conclusão
Por fim, quando se trata do funil de vendas para e-commerce, vale ressaltar que ele abrange desde a apresentação da marca, a negociação com os clientes, até o fechamento da venda.
Monitorar e nutrir leads demonstra as possibilidades de ampliar a divulgação por meio do fascínio das redes sociais.
Isso pode ser reforçado com anúncios pagos, como o Twitter Ads, entre outras plataformas que permitem a interação entre uma marca e seguidores, garantindo um relacionamento saudável com os consumidores.
A gestão dos conteúdos pode agilizar os processos de negócios, direcionando esforços para persuadir os leads e explorar todas as possibilidades de impacto sobre o mercado consumidor, inclusive como autoridade sobre produtos e serviços.
Por fim, vale ressaltar que, quando aplicado de forma adequada e devidamente monitorado, um funil de vendas pode atingir as mais diversas unidades de negócios.
Com isso, pode-se perceber até mesmo um aumento de receita, expansão comercial e de negócios, atuação de mercado e referência à massa consumidora e a todos os concorrentes.
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