Como trabalhar com logística reversa de maneira eficiente em seu negócio e garantir melhorias a toda empresa? Leia o texto que preparamos e saiba mais.
De acordo com estudos, uma média de 4% a 6% de todas as compras no varejo é devolvida. Todos os setores enfrentam hoje um desafio para gerenciar a devolução de mercadorias e usam isso como um diferencial importante para seus negócios .
Sem um processo de logística reversa adequado, é difícil para uma empresa se manter competitiva no setor de comércio eletrônico, pois hoje tudo se resume a fornecer serviços de qualidade junto com produtos de qualidade.
Uma renomada empresa de comércio eletrônico com um incrível processo de logística reversa construído nas linhas de flexibilidade e capacidade de resposta; fornecerá primeiro um novo produto ao cliente e, em seguida, retirará o produto defeituoso/danificado no prazo de 3 a 4 dias úteis – a partir da data do pedido de devolução.
Sem um processo de logística reversa implementado, as organizações não são capazes de gerenciar devoluções e canalizar mercadorias. Esta situação torna difícil perceber se as mercadorias devolvidas precisam: ir para o armazém para revenda ou para a unidade fabril para remanufaturar ou ser reciclada. Os níveis de satisfação do cliente diminuem continuamente à medida que eles acham difícil devolver as mercadorias. As organizações estão perdendo muito dinheiro para devolver essas mercadorias devolvidas ao depósito.
Com um bom processo de logística reversa, as empresas podem não apenas rastrear as devoluções, mas também obter o valor dos produtos devolvidos. Eles podem fornecer um serviço de qualidade aos clientes. Ao terceirizar os processos para 3PLs, os provedores poderão ajudar as organizações a economizar muito dinheiro no processo de devolução.
Para implementar um processo de Logística Reversa de sucesso, podemos seguir os pontos abaixo:
Os OEMs (Fabricantes de Equipamentos Originais) devem ter um processo adequado para os produtos que os clientes desejam devolver. O primeiro ponto é quando o cliente liga para o atendimento ao cliente para solicitar a devolução. O funcionário deve ser capaz de diferenciar as consultas com base em diferentes cenários, como: danificado, com defeito, não disponível e deseja um produto diferente. Os responsáveis pelo transporte podem então selecionar os produtos quanto aos diferentes motivos e enviá-los de volta aos locais determinados para cada cenário.
A logística reversa em si é um processo muito complexo e para fazê-lo de forma eficaz é preciso ter um departamento separado com recursos humanos qualificados. A logística reversa exige um grande investimento e não é possível fazê-lo corretamente desde o primeiro dia. Os OEMs tendem a terceirizar esse processo em vez de montar um departamento. Fornecedores de logística terceirizados como a Infracommerce. desenvolveram sistemas através dos quais podem manter um controle em tempo real de suas remessas reversas enquanto o trabalho real está sendo realizado por terceiros. Isso não apenas ajuda a reduzir os investimentos, mas também a obter um processo de gerenciamento de retorno eficaz.
Esta é a parte mais importante do processo de logística reversa. Para ter um processo de RL eficaz, os OEMs precisam decidir estrategicamente sobre os centros de devolução/coleta. As localizações terão de ser baseadas no custo dos produtos e no motivo da devolução. Por exemplo, um produto danificado/defeituoso irá para a planta de inspeção onde será inspecionado e as ações serão tomadas de acordo. Por outro lado, se estiver em estado de reutilização, irá para os centros de distribuição para revenda.
Isso ajuda na construção de um relacionamento confiável entre clientes e indústrias. A comunicação é um dos fatores decisivos para a sustentabilidade de um negócio a longo prazo. Esta era uma prestação de serviço de qualidade. Para obter confiança, os gestores precisam se comunicar continuamente com os clientes. Eles precisam ouvir e entender as perguntas feitas por seus clientes e fornecer a melhor solução possível que os encante. Em caso de devoluções, eles precisam interagir com seus clientes e informá-los sobre o status de suas devoluções. Eles devem seguir uma abordagem interativa em vez de uma abordagem reativa.
Depois de entender as formas eficientes de implementar um processo de logística reversa bem-sucedido, as etapas a seguir podem ser incorporadas para obter o valor máximo de um produto devolvido.
Uma política de logística reversa bem planejada e personalizada pode reduzir os custos de armazenamento e distribuição, melhorar a reputação de uma empresa, satisfazer as necessidades dos clientes e criar uma cadeia de suprimentos mais sustentável. Muitas empresas utilizam suas políticas de devolução como um diferencial competitivo.
Com uma estratégia abrangente de logística reversa, você pode reduzir custos administrativos, de transporte e suporte e, ao mesmo tempo, aumentar a velocidade do produto. Um programa robusto de logística reversa é um fator chave para a satisfação do cliente, o que leva ao aumento da participação de mercado e melhores níveis de retenção. Uma cadeia de suprimentos funcionará com mais eficiência quando for otimizada em ambas as direções.
Uma estratégia de logística reversa sustentável oferece uma série de benefícios, desde a eliminação de multas de órgãos governamentais por descarte inadequado até a melhoria da percepção pública da empresa, bem como a recuperação de valor dos ativos. Uma estratégia de logística reversa deve incluir planos para lidar com equipamentos em fim de vida, recalls, remanufatura e falhas de equipamentos. Com um sistema implantado, a empresa pode responder rapidamente, reduzindo o risco de litígios, ações regulatórias e insatisfação do cliente.
Um dos principais desafios é acompanhar a rentabilidade das operações de logística reversa. Em muitos casos, não faz sentido enviar produtos do consumidor de volta ao centro de distribuição se o valor do produto for menor que o custo do frete. Dependendo do modelo de distribuição, uma empresa pode ter que trabalhar por meio de revendedores ou distribuidores para gerenciar as devoluções. A empresa precisará da infraestrutura para rastrear o status da garantia e do roteamento e garantir que qualquer processo de reparo seja o mais econômico possível.
A Infracommerce te ajuda a planejar a operação de seu e-commerce de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.
Entre em contato para conhecer soluções para o sucesso de seu negócio!