As soluções de logística no marketplace B2B constroem relacionamentos de longo prazo com os seus...
Vantagens em ter sua própria loja D2C ou B2B
Saiba tudo sobre cada um dos modelos de e-commerce e descubra os benefícios de ter o domínio da operação digital
O universo das vendas online está dividido entre duas principais vertentes: Direct-to-Consumer (D2C) e Business-to-Business (B2B). Essas duas estratégias têm ganhado popularidade nos últimos anos, uma vez que ambas oferecem vantagens únicas que podem auxiliar as empresas a expandir os seus negócios.
Neste post, vamos explorar os benefícios das modalidades de comércio eletrónico D2C e B2B. E ainda, vamos destacar como a Infracommerce pode auxiliar as empresas a implementá-las com escala, eficiência e inovação.
O que é uma loja D2C?
O Direct-to-Consumer (D2C) pode ser traduzido como a venda que é realizada direto para o consumidor final, sendo que essa modalidade também pode receber o nome de Business-to-Consumer (B2C). Neste modelo de e-commerce, uma marca disponibiliza os seus produtos em um canal de vendas próprio, onde o cliente pode realizar suas compras online.
Com essa estratégia, os fabricantes e as indústrias dispensam o uso de um intermediador para realizar a venda, ganhando a possibilidade de atingir diretamente o público desejado. Na prática, uma loja online D2C se assemelha ao varejo físico.
Motivos para montar uma loja D2C
Ter uma loja D2C pode aproximar a sua marca do cliente final, sendo que essa interação direta é percebida dos dois lados da relação de compra e venda. Além disso, a indústria não precisa repassar os seus produtos para o varejo para que os itens cheguem até o consumidor.
Veja, abaixo, outras vantagens e montar a sua própria loja D2C:
- Agilidade e controle: A loja própria permite que você tenha uma visão completa da operação, sendo fácil de identificar ajustes rápidos em estratégias, promoções e campanhas;
- Personalização: O D2C abre espaço para a experiência de compra personalizada, alinhada à marca, o que pode atrair e fidelizar clientes;
- Gestão de dados: A análise dos dados do cliente, seguindo a LGPD, permite a compreensão do comportamento de compra; assim como a gestão de histórico de vendas pode apontar oportunidades de melhoria da loja;
- Formas de pagamento: Ao ingressar no digital, sua marca ganha a possibilidade de oferecer opções de pagamento mais atrativas e competitivas.
Quais as características da loja B2B?
Já no Business-to-Business (B2B), as marcas vendem para outras empresas, que são consideradas como clientes. Esses compradores ou distribuidores, então, fazem a ponte da marca até o cliente final, que vai adquirir o produto em outras lojas online ou até mesmo no comércio físico.
Neste modelo de negócio, a marca se torna um fornecedor de produtos e o ciclo de vendas, até chegar ao consumidor final, fica mais longo. Porém, a possibilidade do portfólio atingir um público mais amplo é maior.
Razões para lançar uma loja B2B
No B2B, então, a relação de compra e venda acontece entre duas empresas, independente do tamanho da empresa cliente, se ela também é uma grande indústria ou se é um pequeno varejista. Assim, dentro desse segmento há alguns benefícios, como:
- Controle da experiência: Uma loja própria B2B garante a representação consistente da marca, permitindo ainda a personalização da plataforma para atender as necessidades específicas do nicho de mercado;
- Acesso a dados de venda e distribuição: O modelo B2B também proporciona um melhor planejamento de estoque e uma colaboração mais eficaz com a cadeia de distribuição;
- Maior alcance logístico: Ao repassar o seu produto para parceiros estratégicos de distribuição, você otimiza a entrega, traz capilaridade e reduz custos da operação;
- Fidelização de canais de vendas: Uma experiência eficiente, otimizada e personalizada melhora a relação da marca com os canais de venda, aumentando a fidelidade e a satisfação dos clientes-distribuidores.
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