Você sabe o que fazer caso aconteça de seu negócio vender um produto defeituoso? Nos acompanhe na leitura que preparamos e tire suas dúvidas.
A maioria dos comerciantes de tijolo e argamassa entende a importância de um seguro empresarial abrangente. Se um cliente escorregar e quebrar um braço, o dono da loja não quer ficar preso por uma conta médica cara. Se uma chuva de verão se manifestar e levar o telhado, eles querem ter certeza de que os custos de reparo não os levarão à falência.
Os varejistas online podem operar em um reino diferente de suas contrapartes físicas, mas isso não significa que sejam imunes ao risco
Quando um produto defeituoso é identificado, trata-se de um exemplo de responsabilidade do produto e, nestes casos, é fundamental aplicar táticas para preservar seu negócio.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a responsabilidade do produto é de responsabilidade do fabricante, fornecedor ou vendedor de um produto por danos causados por esse produto. Considerando o que acontece no Brasil, as reclamações de responsabilidade do produto geralmente surgem de defeitos de projeto, defeitos de fabricação e defeitos de “marketing”. Aqui está um resumo rápido do que cada uma dessas coisas significa:
Agora que você tem uma ideia de onde as coisas podem dar errado na cadeia de suprimentos – praticamente em qualquer lugar – vamos ver algumas das coisas que você pode fazer para se proteger.
Se você depende de fabricantes e fornecedores para seu estoque, como a maioria das lojas faz de uma forma ou de outra, pode ser tentador ir com quem oferece o melhor negócio. Mas não entre em uma parceria sem fazer a devida diligência.
O velho ditado “você recebe o que você paga” pode nem sempre ser verdade, mas se aplica na maioria dos casos. Reserve um tempo para pesquisar seus fornecedores para garantir que sua reputação, capacidade de produção e qualidade sejam adequadas. Se o preço for (de maneira suspeita) baixo, pergunte-se por quê. Vale a pena arriscar um processo de responsabilidade pelo produto para economizar alguns reais?
Uma diferença óbvia, mas importante, entre o varejo online e o varejo físico é o grau em que os clientes podem inspecionar e interagir com os produtos. Avaliações físicas de perto não são possíveis no domínio digital, o que significa que os consumidores dependem dos comerciantes de comércio eletrônico para fornecer descrições e recursos visuais precisos e de alta qualidade para ajudá-los a “inspecionar” os produtos e determinar se são seguros ou não.
Se você não for cuidadoso, um pequeno erro na forma como um produto é descrito ou comercializado pode se transformar em uma enorme dor de cabeça e uma enorme quantidade de clientes insatisfeitos.
Nunca deixe uma criança sozinha. Apenas para uso tópico. Contém assunto maduro.
Todos esses são exemplos de avisos de proteção ao consumidor ou alertas que fornecem informações sobre os riscos associados a determinados produtos e serviços. Atrair novos clientes para o seu negócio é essencial, mas você precisa seguir algumas regras. Se você vende produtos alimentícios, certifique-se de incluir informações nutricionais no rótulo. Se você vende eletrônicos e deseja anunciar sua eficiência energética, primeiro deve certificá-los por um órgão regulador.
Pesquise os regulamentos para o seu setor e certifique-se de que está cumprindo todos os requisitos.
Um aviso de isenção de responsabilidade afirmando que você não é responsável por quaisquer problemas associados ao seu produto não o isentará de toda a responsabilidade, mas é uma boa ideia ter uma página de termos e condições clara e abrangente que inclua algumas cláusulas de limitação de responsabilidade.
Se você sentir que sua empresa é particularmente vulnerável a problemas de responsabilidade do produto, convém comprar uma cobertura de seguro de responsabilidade do produto separada. Agentes de seguros familiarizados com a responsabilidade pelo produto podem aconselhá-lo a selecionar uma apólice que cubra seus riscos. Apenas certifique-se de encontrar alguém que entenda o negócio que você administra.
Para finalizar, muitos comerciantes pensam que, como seu produto não é abertamente prejudicial, a responsabilidade pelo produto não lhes diz respeito. Esta é uma maneira perigosa de pensar. Se você administra uma loja online, é essencial ter uma compreensão firme dos riscos potenciais para seus clientes e sua empresa. Os comerciantes que ignoram a responsabilidade do produto abrem-se a reclamações, conflitos e ações judiciais, não dando a si mesmos nenhum recurso senão aceitar a responsabilidade total.
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