No passado, Business Intelligence (BI) era um privilégio de grandes empresas que podiam manter equipes de especialistas em TI e cientistas de dados.
Mas na última década, junto com a revolução do software como serviço (SaaS), o software se tornou não apenas mais leve e poderoso, mas também mais acessível. É uma indústria em expansão, que tem demonstrado que mais e mais empresas estão fazendo a transição para plataformas de BI modernas para obter insights sobre os negócios.
Neste conteúdo, confira como o Business Intelligence impacta positivamente em seu negócio!
Business Intelligence (BI) é um conjunto de técnicas ou ferramentas para a aquisição e transformação de dados brutos em informações perspicazes para fins de análise de negócios.
As tecnologias de BI fornecem visões históricas, atuais e preditivas das operações de negócios. As funções comuns das tecnologias de BI são relatórios, análises, mineração de dados, gerenciamento de desempenho de negócios, benchmarking, análises preditivas e análises prescritivas.
Confira agora, as principais etapas para implementação de Business Intelligence:
Registros complexos de dados de fontes múltiplas podem ser difíceis de processar e interpretar em insights que sua empresa pode usar. Comece com o que você já tem.
Por exemplo, procure tendências de gastos / compras, que permitam que você concentre seus esforços de marketing. Seus dados podem revelar que o tráfego diminuiu nas últimas semanas, enquanto as inscrições para avaliação gratuita continuavam aumentando. A partir daí, você deve se aprofundar nos canais ou páginas de destino que estão convertendo nas taxas mais altas e aumentar sua aposta neles. Entenda seus dados e como eles se relacionam e, em seguida, amplie esse conhecimento.
Essencialmente, o BI envolve uma abordagem iterativa para fatiar e cortar dados para procurar padrões significativos sobre os quais decisões de negócios eficazes possam ser tomadas. Isso possibilita que sua empresa otimize seu plano de negócios e obtenha vantagens competitivas importantes, mesmo de fontes inesperadas.
Para fazer com que os clientes fiquem com você, você deve responder ou até mesmo prever suas necessidades. Ganhar e manter uma base de clientes fiéis é de particular importância para as pequenas empresas – reter um cliente é muito mais barato do que atrair um novo. BI ajuda a reunir dados sobre o comportamento de seus clientes e analisá-los para tomar decisões de negócios eficazes.
O acesso a painéis online significa que todos os envolvidos terão sempre as informações necessárias e atualizadas, em tempo real. Não há necessidade de envolver uma equipe de TI e esperar até que ela analise os dados e gere um relatório. É uma oportunidade para as empresas economizarem algum dinheiro sem sacrificar a qualidade da análise.
Nada torna um plano de negócios menos eficaz do que baseá-lo nos números do ano passado. Fazer isso é como escrever uma obra de ficção – os números do ano passado não existem mais. Os dados atuais analisados com base nas suposições de quais condições futuras podem ocorrer terão a melhor chance de implementação bem-sucedida.
As planilhas do Excel fazem um excelente trabalho de armazenamento e organização de informações para análise de dados, mas elas apenas dirão o que você já sabe.
BI (Business Intelligence) é uma ferramenta inteligente que o ajudará a revelar tendências em seu desempenho anterior que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. Você pode identificar tendências significativas em seus dados com o potencial de desbloquear novas oportunidades de crescimento.
Ao analisar seu desempenho anterior no contexto e tentar compreender os fatores que influenciaram os melhores ou piores resultados, você pode descobrir a chave para o crescimento futuro.
Se você está convencido do valor do BI para sua empresa, faça as seguintes perguntas:
Entenda suas prioridades e crie um plano de longo prazo para seu negócio, só então os sistemas de BI podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Business Intelligence tem tudo a ver com dados, e provavelmente você já acumulou muitos deles. Depois de ter uma ideia da área que deseja abordar, considere quais informações você está coletando agora e o que poderia ser facilmente obtido com os sistemas corretos implementados.
Uma das funções principais do BI é reunir dados de diferentes partes do seu negócio e analisá-los. Portanto, considere que tipo de dados você tem disponível para alimentar, pois isso provavelmente conduzirá os resultados.
Como você pode ver, adquirir BI para uma pequena empresa não significa necessariamente sair e investir em software de BI de nível empresarial. Começando aos poucos, você pode começar a entender quais tipos de fontes de dados podem informar melhor suas decisões de negócios.
No entanto, para obter todos os benefícios das plataformas analíticas e de BI modernas, os líderes devem repensar a maioria dos aspectos de suas implantações de analítica centralizadas e centralizadas em TI atuais. Depois de ter uma compreensão clara do que você precisa e se está pronto para implementá-lo, você pode começar a dar os primeiros passos no mundo do BI.
Para encontrar um software de BI que beneficie toda a equipe e ganhe o suporte de todos, conheça as soluções de dados e inteligência da Infracommerce.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para mais insights como este. Não deixe de navegar pelo site da Infracommerce e conhecer nossas soluções.