O que é fulfillment e como esse modelo otimiza a entrega de e-commerce? Continue lendo para saber mais sobre as possibilidades de otimizar as operações de logística.
A terceirização de atendimento tem sido uma forte tendência e uma vantagem competitiva mais estratégica. Saiba mais logo abaixo!
A palavra Fulfillment é uma palavra inglesa que se refere a uma sensação de satisfação e realização. Assim, em logística, significa um conjunto de ações e processos realizados ao longo de todo o ciclo de entrega, desde a confirmação do pagamento e realização do pedido até a entrega de última milha. Portanto, gestão de estoque, separação de pedidos (pick and pack), embalagem, faturamento e expedição também fazem parte do atendimento.
Como o principal objetivo das operações logísticas é melhorar a eficiência e reduzir custos, a primeira tarefa do processo de fulfillment é sempre acompanhar as mudanças e trazer grande satisfação aos consumidores por meio de ações integradas entre as equipes de tecnologia, logística, comunicação, marketing e atendimento.
Nesse sentido, o fulfillment exerce uma grande relação com a experiência de compra, já que torna o processo de aquisição e entrega de um produto mais cômodo e ágil, especialmente para quem compra online.
Ter um negócio escalável significa que ele pode funcionar com sucesso à medida que evolui. Um negócio escalável é aquele que tem potencial para escalar, de preferência sem limites. Dito isso, saber se sua empresa é escalável é uma métrica importante para avaliar até onde ela pode ir.
Em geral, para ser escalável, seu modelo de negócios deve ter três características:
O fato de você conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outra pessoa é sinal de escalabilidade. Assim, sua empresa se torna maleável, e pode se expandir de acordo com o planejamento realizado.
É aquela operação que você já conhece: o valor é gerado pela oportunidade aliada ao conhecimento único. Sendo assim, é por meio da especialização em uma atividade específica que você se distinguirá da concorrência, que agregará mais valor ao produto ou ao serviço que oferece ao mercado.
Além disso, outra prova de escalabilidade é o fato do seu processo ser reproduzido e gerar receita recorrente. Isso indica que seu modelo de produção funciona, e, mais importante, que há mercado para expansão.
Basicamente, o fulfillment permeia todos os elos da cadeia de suprimentos. O e-commerce em especial, com o avanço da digitalização das operações e a possibilidade de atrair novos consumidores, um bom processo de atendimento de pedidos (também conhecido como) garantindo que o nível de serviço prestado seja executado conforme o esperado, torna a estratégia um grande gerador de receita , E um diferencial competitivo muito relevante.
O processo de fulfillment pode variar de empresa para empresa, porém é constituído de algumas fases substanciais. São elas:
Nos últimos anos, impulsionado pela pandemia, o crescimento do e-commerce impulsionou o desenvolvimento de tecnologias logísticas mais convenientes. No caso do e-commerce, a possibilidade de integração, por exemplo, entre o Sistema de Gestão de Transportes (TMS) e o Sistema de Gestão Empresarial (ERP), permite uma visão completa da operação e economiza tempo devido à automatização do processo, muitos dos quais ainda são fornecidos pela maioria das empresas fazem isso manualmente.
Especialmente para empresas em desenvolvimento de médio porte, os custos de armazenamento, colocação e processamento de pedidos, remessa e remessa podem representar uma parcela significativa da receita. Ao mesmo tempo, manter o atendimento eficiente resulta em entregas mais pontuais, melhor roteamento e processos mais rápidos.
Há uma crescente para a terceirização do fulfillment no comércio eletrônico. Isso fica mais evidente em áreas com grande circulação de pessoas, um bom exemplo são as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.
A equação é simples: com o aumento da demanda, e as novas exigências do consumidor relacionadas à experiência de entrega, as operações logísticas passaram por mudanças. Este movimento já era esperado, com o desenvolvimento do ecommerce e dos marketplaces.
Por isso, a alta competitividade gerada pela digitalização do mercado cria oportunidade para encontrar bons parceiros em tecnologia para gestão do fulfillment, reduzindo assim os custos e prejuízo, já que a empresa terceirizada atua exclusivamente, gerando melhor visibilidade e gestão da operação.
Conheça as soluções da Infracommerce para fulfillment!