Veja dicas valiosas para fazer o seu planejamento de e-commerce com foco em ganho de escala e eficiência durante todo o ano
O início do ano é um momento perfeito para todo dono e gestor de e-commerce refletir sobre as conquistas do ano anterior e estabelecer novas metas. É uma oportunidade para definir as estratégias que serão aplicadas ao longo do ano, incluindo as campanhas das datas sazonais, pontos de melhoria na jornada de compra e vários outros fatores que impulsionam a experiência do cliente.
Neste artigo, vamos destacar a relevância desse período para a definição de metas e estratégias que impulsionam o sucesso do seu e-commerce durante todo o ano. Acompanhe!
Antes de definir novas metas, o primeiro passo para iniciar 2024 é analisar os resultados e aprendizados do último ano. Identificar o que deu certo e o que pode ser melhorado é fundamental para o sucesso das suas ações comerciais nesse novo ciclo.
Assim, fica mais fácil planejar o seu calendário de 2024 partindo das suas experiências anteriores, o que pode incluir não só os resultados que partiram de você, mas também o que os seus clientes trouxeram de feedback em 2023.
A definição de metas claras, alcançáveis e alinhadas aos seus objetivos de longo prazo é essencial para o sucesso da sua loja online. Justamente por isso, é extremamente importante fazer o seu planejamento de 2024 já no início do ano.
Para ajudar a traçar metas dentro da realidade do seu modelo de negócio, você pode utilizar a metodologia SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais). Essa é uma ferramenta útil para estabelecer objetivos claros, alcançáveis e alinhados às metas de longo prazo, facilitando a gestão e o acompanhamento dos projetos.
Como já citamos acima, o planejamento estratégico anual é fundamental para orientar as ações do seu e-commerce. É importante criar um plano de ação detalhado, que inclua as metas definidas e as estratégias para alcançá-las. Assim, um planejamento bem estruturado ajuda a manter o foco nas ações estratégicas.
Em outro conteúdo, aqui no blog, já trouxemos algumas dicas para você planejar as ações do seu e-commerce para 2024. Por lá, você também confere as projeções de mercado para 2024 e as principais tendências de e-commerce (leia aqui).
Existem diversas ferramentas e metodologias que facilitam a organização do planejamento, como agendas, aplicativos de gerenciamento de tarefas, entre outros. Abaixo, vamos destacar alguns desses recursos, mas é importante ressaltar que você deve escolher aqueles que melhor se adequam às necessidades do seu modelo de negócio.
Você já analisou os resultados dos anos anteriores, já definiu metas realistas para o seu negócio, já estruturou seu planejamento anual com as ferramentas adequadas e colocou tudo em prática. Agora, o trabalho está finalizado, certo? Bom, não exatamente, uma vez que é importante revisar o seu planejamento de e-commerce periodicamente.
Ajustes sempre serão necessários para se adaptar a mudanças, tendências do momento e novas oportunidades de mercado, mantendo, assim, o foco nas metas definidas agora, no começo do ano.
O planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso do seu e-commerce. Definir metas realistas, criar um plano de ação detalhado, estabelecer prioridades e investir em estratégias de vendas online é essencial para manter a saúde da sua marca no mercado digital, a longo prazo.
Para ajudar você nessa jornada, a Infracommerce disponibiliza soluções completas e modulares, que promovem a digitalização do seu negócio com escala, eficiência e inovação. Fale com o nosso time e saiba tudo o que o maior Full Commerce da América Latina pode fazer pelo seu e-commerce.