Escute o Podcast Entre Amigos e descubra como os nossos especialistas preparam uma Black Friday mais assertiva, por meio de soluções integradas de Full Commerce
A Black Friday é uma das datas mais esperadas no varejo, e também uma das mais desafiadoras para as operações de e-commerce. Com o aumento drástico nas vendas e a expectativa por entregas rápidas, é essencial que as empresas estejam preparadas para enfrentar esse cenário complexo. E é aqui que a combinação de dados, tecnologia e logística torna-se crucial.
Este é o tema central do “Podcast Entre Amigos”, com o nosso CTO e COO, Daniel Vidotti, e nosso Head de Tecnologia e Operações da Infradata, Eduardo Ferreira.
Continue a leitura e veja os principais temas que eles destacaram durante o episódio: “Black Friday e O Futuro da Logística: Como a Infracommerce Utiliza Tecnologia e Dados para Maximizar a Eficiência”. Saiba como guiar as ações do seu e-commerce com quem é especialista!
Na Infracommerce, ajudamos mais de 700 marcas na América Latina a otimizar suas operações durante a Black Friday. Há mais de 10 anos, entendemos o impacto que uma campanha bem-sucedida pode ter nas empresas. Inclusive, sabemos o quanto a integração de soluções Full Commerce faz a diferença na gestão de e-commerce.
Assim, a inteligência de dados e os sistemas automatizados são o coração das nossas operações logísticas. Desde a previsão de demanda até a gestão de estoque e a otimização da entrega, utilizamos IA para antecipar a preparação de toda a cadeia de suprimentos.
A seguir, entenda como enfrentamos datas com picos sazonais e aumento de vendas, como é o caso da Black Friday. Saiba como estamos trazendo escala e eficiência para a operação dos nossos clientes.
A preparação para a Black Friday começa muito antes de novembro. Como explica Vidotti no “Podcast Entre Amigos”, o planejamento da Black Friday do próximo ano começa no dia seguinte ao encerramento da edição atual. Nosso time de Customer Success organiza fóruns mensais com os clientes, que se tornam encontros quinzenais e, depois, semanais conforme a data se aproxima. Isso garante que todas as estratégias de vendas, marketing e logística estejam alinhadas para o grande evento do varejo.
Além do planejamento, a escalabilidade dos sistemas da Infracommerce é essencial. A Black Friday não é mais um evento de um único dia, mas uma temporada que pode durar semanas, desde o início do mês de novembro e se estendendo até a Cyber Monday. Assim, com plataformas robustas e escaláveis, nossos clientes têm a segurança de que seus sites não sofrerão com quedas ou lentidão durante os picos de acesso.
Um dos grandes vilões do e-commerce durante a Black Friday é a ruptura de estoque. Quando um produto está fora de estoque, as vendas são perdidas, tanto para a marca quanto para os parceiros. Isso também pode causar frustração no cliente, que pode migrar para o concorrente. Justamente por isso, nosso time de especialistas da Infradata utiliza algoritmos avançados para prever a demanda de produtos, garantindo que os itens certos estejam nos lugares certos e na quantidade certa.
Eduardo Ferreira, Head de Tecnologia e Operações da Infradata, destaca no “Podcast Entre Amigos” que a inteligência de dados vai além da simples previsão de demanda. A análise de variáveis internas e externas, como comportamento do consumidor, preços e até condições climáticas, permite uma previsibilidade muito mais precisa. “Enriquecendo os dados com IA e algoritmos de machine learning, conseguimos garantir que o estoque esteja equilibrado, minimizando rupturas e maximizando as vendas”, explica Eduardo.
Outro aspecto relevante é a hiper automação, que otimiza os processos operacionais ao máximo. A partir da análise de dados em um data lake centralizado, conseguimos aplicar IA para resolver problemas de negócio e permitir que os colaboradores se concentrem em tarefas mais estratégicas. Essa automação reduz custos e melhora a experiência do cliente, garantindo que os pedidos sejam processados com rapidez e precisão.
Um dos exemplos práticos da aplicação de soluções integradas, apresentado no “Podcast Entre Amigos”, foi de um grande cliente de D2C. Neste caso, a análise preditiva do time da Infradata identificou que um produto, frequentemente promovido durante a Black Friday, estava tirando vendas de um item com maior margem e que era o carro-chefe da marca.
Ao mudar a estratégia, com base na análise dos nossos especialistas, a empresa aumentou sua lucratividade, sem perder volume de vendas. Esse é apenas um dos muitos casos em que o uso de dados mudou a forma como os nossos clientes enxergam suas campanhas e operações.
A Black Friday é um desafio logístico. Mas com a união de tecnologia e dados, é possível transformar esse desafio em uma grande oportunidade de vendas. No entanto, a sua estratégia será ainda mais assertiva se você tiver experts de Full Commerce guiando a gestão da sua loja online.
Com a Infracommerce, sua marca tem as melhores ferramentas do mercado para o máximo aproveitamento da data. Então, se você está buscando maximizar sua operação, reduzir rupturas de estoque e garantir uma experiência logística impecável para seus consumidores, fale com o nosso time.
Aproveite, também, para conferir a íntegra do “Podcast Entre Amigos: Black Friday e O Futuro da Logística: Como a Infracommerce Utiliza Tecnologia e Dados para Maximizar a Eficiência”, apresentado pelo E-commerce Brasil.
🎧 Escute clicando aqui.