O Dia das Mães gera uma movimentação intensa no varejo. E o impacto não é só aqui no Brasil, onde o e-commerce cresceu 14.53% no último Dias das Mães (ABComm), é na América Latina como um todo. Em 2024, as vendas online nesta data comercial cresceram 8% no México (MarketingHoy) e 25% na Argentina (Tiendanube), onde a comemoração ocorre em outubro.
Este ano, o cenário também fala por si: o Dia das Mães 2025 deve movimentar R$ 9,71 bilhões no e-commerce brasileiro, segundo a ABComm, um salto de 14,5% sobre 2024. São mais de 16 milhões de pedidos previstos e ticket médio de R$ 579. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que o comércio eletrônico vai representar 35% do volume total de vendas da data, com 75% dessas compras feitas por smartphones. O consumidor estará, literalmente, na palma da sua mão.
Mas o que sua marca está fazendo para conversar com ele?
Segundo uma pesquisa Globo, 71% dos brasileiros vão presentear alguém no Dia das Mães. E 40% planejam comprar mais de um presente para mães, sogras, avós e companheiras.
Aqui está a oportunidade para criar estratégias de upsell, kits personalizados, experiências completas, e não apenas vender produtos.
Os mais desejados? Perfumes, roupas e chocolates. Mas o dado mais potente não está na lista de produtos:
As mães não querem só objetos. Querem tempo, respiro e experiências. É essa camada que diferencia marcas comuns de marcas que emocionam.
E o mais importante: Antecipe suas estratégias de vendas! Isso é importante porque 35% dos consumidores decidem suas compras até 15 dias antes do segundo domingo de maio. Então, está mais do que na hora de colocar tudo em prática.
Quando pensamos no Dia das Mães, é precisa entender dois pontos: o que emociona o consumidor, e o que faz ele lembrar de uma marca. Em uma data assim, que envolve o emocional, não é apenas sobre preço, é sobre presença. E acima de tudo, sobre entender o seu cliente antes de vender.
Use dados a seu favor, a empatia como bússola e crie memórias que ficam além da comemoração. Mas, para guiar essa estratégia, é ainda mais importante ter especialistas à frente da sua operação. Fale com nosso time e prepare a sua próxima data sazonal.