O live shopping é uma estratégia que atrai o consumidor por meio de transmissões ao vivo pelas redes sociais. Essa é uma das tendências que apareceu na lista da NRF no início do ano e que, ao longo de 2025, vem se mostrando como um ótimo recurso para ampliar as vendas online. A seguir, saiba porque o live shopping tem o potencial de revolucionar o e-commerce.
Live shopping, live commerce ou livestream shopping. Você provavelmente se lembra daqueles canais de TV que vendiam produtos 24 horas por dia. Apesar das dúvidas se esse modelo sobreviveria, ele se reinventou e ainda evoluiu na era das redes sociais, atingindo um formato muito mais dinâmico e interativo.
Hoje, o live shopping é uma estratégia que mistura transmissões ao vivo, compras em tempo real e interação com apresentadores ou influenciadores. Essa abordagem promove um senso de urgência e exclusividade, gerando ainda mais engajamento e fortalecendo as conexões entre as marcas e os seus clientes. A combinação de tecnologia, interação e marketing tem se mostrado uma receita de sucesso, especialmente diante da competitividade do cenário atual.
A China foi a pioneira no live shopping, movimentando impressionantes US$ 171 bilhões só em 2020 (Mckinsey & Company). Já nos Estados Unidos a estratégia faturou US$ 50 bilhões em 2023, representando cerca de 4,5% de todas as vendas de comércio eletrônico (Statista). Aqui no Brasil, o crescimento é igualmente impressionante, com o live commerce triplicando o GMV no primeiro semestre de 2023, se comparado aos outros canais de vendas, mesmo período em que os pedidos vindos de lives cresceram 40% (Vtex).
Olhando para o futuro, as projeções se mostram positivas. Globalmente, a estimativa é que o live shopping chegue a US$ 184,27 bilhões até 2027 (Insider Intelligence).
Com todo esse cenário de evolução, o live shopping precisa de estratégias bem definidas e uma abordagem centrada na experiência do consumidor para ser colocado em prática. Quer saber como aproveitar todo o potencial desse formato de vendas online? Confira esses passos:
Com a evolução constante das ferramentas digitais e o crescente apelo do live shopping, essa modalidade já é um dos pilares do e-commerce em 2025. As marcas que conseguirem combinar criatividade, tecnologia e estratégia terão uma oportunidade única de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Então, se você ainda não está explorando o live shopping, é o momento ideal para começar. Afinal, estar à frente das tendências pode ser a chave para capturar a atenção e a lealdade dos consumidores de hoje e do futuro. Quer saber como aplicar? Fale com o nosso time e desenhe a sua estratégia de vendas online hoje mesmo!