Nos últimos anos, o comércio eletrônico brasileiro passou por uma transformação significativa. Se antes a presença digital de uma marca era um diferencial, hoje ela se tornou essencial. Mas estar online não basta: é preciso ser encontrado, gerar tráfego qualificado e converter visitas em vendas. Nesse cenário, os Marketplaces surgem como grandes aliados para lojistas que querem ampliar sua presença digital, contando com toda infraestrutura das maiores plataformas de vendas. Você está pronto para essa estratégia?
O Marketplace Out é a estratégia de vender produtos em plataformas já consolidadas, como Mercado Livre e Amazon. Esse modelo de vendas online permite que os lojistas aproveitem a estrutura robusta e a alta visibilidade dessas gigantes do varejo para alcançar novos clientes.
Um dos destaques que vem despontando no Brasil nos últimos anos é a Shopee, que aumentou sua base de clientes em 30% e os acessos diários em 50% somente em 2024, de acordo com uma reportagem da Exame. Além de investir em inovações em logística e pagamentos digitais, uma das principais estratégias da plataforma é o live commerce, tendo iniciado 2025 já com 1 mil lives sendo realizadas por dia
Além de toda a popularidade entre os consumidores, o Marketplace Out elimina uma série de barreiras para quem deseja expandir suas operações. Diferente de uma loja virtual própria, onde é necessário investir em tecnologia, marketing, segurança, usabilidade e etc, os Marketplaces já oferecem toda essa infraestrutura. Como resultado, os empreendedores conseguem focar no que realmente importa: a experiência do cliente e a competitividade dos seus produtos.
Porém, vender em Marketplaces não é simplesmente cadastrar seus produtos e esperar as vendas acontecerem. Há uma série de desafios que exigem atenção e estratégia. Cada plataforma tem regras, algoritmos e exigências próprias que precisam ser atendidas. Questões como a qualidade das imagens, descrições detalhadas e tempo de resposta ao cliente impactam diretamente a performance das vendas.
Outro ponto de atenção são as taxas cobradas pelos Marketplaces, que partem desde a comissão sobre a venda, até a tarifa fixa por produto, e que variam de acordo com o setor e a plataforma. Antes de investir nesse canal, é fundamental analisar se a margem de lucro permite absorver esses custos sem comprometer a rentabilidade. Muitas empresas também criam equipes internas, ou contam com especialistas terceirizados, para gerenciar as operações nos Marketplaces, garantindo que suas estratégias estejam sempre otimizadas.
O cenário dos Marketplaces está em constante evolução, e algumas tendências prometem revolucionar ainda mais o setor nos próximos anos. Entre as principais, está o uso de inteligência artificial. Ferramentas de IA estão sendo implementadas para otimizar cadastros de produtos, prever estoques e personalizar a experiência do usuário.
Além disso, a estratégia de Live Commerce e TikTok Shop é outra estratégia que as grandes plataformas já vem aderindo, e que pode beneficiar a divulgação de produtos. Essas transmissões ao vivo permitem interações em tempo real entre marcas e consumidores, sendo essenciais para engajar o público e impulsionar as vendas.
Falando em divulgação, o Retail Media vem despontando nos últimos anos dentro das plataformas, e se manterá como uma tendência ao longo deste ano. Os Marketplaces estão investindo nesse tipo de publicidade interna, permitindo que as marcas promovam os seus produtos em espaços de destaque dentro dos próprios canais.
E não para por aí! Uma das grandes novidades nos Marketplaces, que vem impulsionando e sendo o grande responsável por gerar visibilidade e relevância aos anúncios, são as adesões às modalidades de entrega pelo próprio canal. Como, por exemplo, o serviço de entregas do Mercado Livre: o Envios Full, que dobra as vendas e cobre 50% dos custos de frete grátis, segundo dados da plataforma. Para os demais canais, não é diferente. Amazon, Magazine Luiza, Shopee e Dafiti também já iniciaram essa modalidade de entrega para os sellers.
O Marketplace Out é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes de expandir negócios online. No entanto, para ter sucesso nesse ambiente altamente competitivo, é fundamental ter estratégia, conhecimento das regras de cada plataforma e uma abordagem focada no cliente. As empresas que conseguirem se adaptar e aproveitar as oportunidades que os Marketplaces oferecem estarão um passo à frente na corrida digital.
Se você ainda não investiu nesse modelo, talvez esteja mais do que na hora de repensar sua estratégia e explorar todo o potencial dos Marketplaces para impulsionar suas vendas em 2025. Conte com o nosso time para implementar sua loja oficial nas principais plataformas!