Entenda a importância da satisfação do cliente para o seu negócio e como a InfraDigital pode te ajudar neste processo. Te explicaremos como fazer.
Se há uma coisa em que toda empresa deveria se concentrar hoje, é a satisfação do cliente. Hoje, os consumidores estão mais exigentes do que nunca.
A intensa competição de mercado, produtos cada vez mais parecidos e o fácil acesso à informação explicam essa alta exigência dos consumidores. Por isso, é cada vez mais necessário que as empresas foquem e invistam na satisfação do cliente.
Clientes satisfeitos tornam-se defensores da marca, que os recomendam a outras pessoas e conquistam novos clientes. Os consumidores que estão satisfeitos com uma marca também são mais leais e gastam mais.
Para garantir que os clientes tenham sucesso em toda a experiência com sua empresa, você deve oferecer a eles várias opções para se envolverem diretamente com sua marca.
Isso permitirá ao cliente tranquilizá-lo quando julgar necessário e deixá-lo mais à vontade com sua empresa e seu produto.
A satisfação do cliente é como ele se sente ou pensa sobre sua experiência com determinada marca. Essa percepção é medida pelo gap entre as expectativas e a realidade em termos de:
Isso significa que quanto maior a discrepância entre o que ele espera e o que obtém, menos satisfeito ele fica. A não ser, claro, que a diferença seja positiva, ou seja, a empresa consiga superar as expectativas.
Mas como descobrir como seus clientes se sentem em relação à sua marca e à experiência deles ao comprar ou interagir com seus produtos e serviços?
A melhor resposta também é a mais fácil: basta perguntar a ele! Porém, um ponto extremamente importante: nem sempre o cliente tem razão!
Você sabe que precisa se preocupar com a satisfação do cliente, mas sabe como fazer?
Quebre objeções, além de estudar sobre o cliente, estude muito bem sobre sua empresa e seus produtos. Além de apresentar soluções condizentes com as necessidades do cliente, esteja pronto para negociar e moldar sua oferta conforme a realidade do consumidor.
Conhecer o cliente aliado a um bom entendimento ajuda a adotar uma postura respeitosa e deixar o cliente à vontade. Existem diferentes maneiras que você pode usar ao se comunicar, esteja pronto para falar com seus clientes onde eles quiserem.
Algumas pessoas acabam não abrindo seus e-mails com muita frequência, enquanto outras podem ser contatadas pelo WhatsApp sem problemas. O papel do vendedor nesta fase é tornar a venda um processo natural, permitindo que o cliente consiga o que deseja.
É importante evitar contato fora do horário comercial e insistir em repetidas tentativas de comunicação quando não houver resposta.
Parece simples, mas muitas empresas acabam não dando atenção para esse ponto. O atendimento é a primeira impressão que um consumidor tem do seu negócio. Ele deve estar focado na escuta e na quebra de objeções que possam aparecer.
A linguagem utilizada pelo profissional responsável pelo atendimento também é um diferencial, assim como sua apresentação em caso de encontros presenciais.
Não abandone o seu cliente depois da venda. Além de solicitar o feedback continue a comunicação apresentando novidades que possam interessá-lo. Uma excelente forma de manter um contato esporádico e através do envio de e-mails semanais.
Você pode incluir em alguns desses e-mails descontos exclusivos para o cliente, que conversem com suas necessidades e mantenham sua satisfação em alta.
Por fim, invista em tecnologia para gerenciar melhor seus clientes. Manter os dados dos clientes atualizados em uma planilha simples pode ser uma tarefa difícil e demorada.
Por isso, ter um software de gestão de clientes é fundamental para você organizar seus clientes, suas informações e saber quando e como abordá-los, aumentando a taxa de conversão de seus contatos.
Infra.digital é uma solução da Infracommerce com soluções de marketing digital para e-commerce, repercutindo assim no aumento do desempenho do comércio eletrônico.
Por definição, o marketing digital é um subconjunto do marketing usado para promover uma marca ou produto usando uma ou mais tecnologias eletrônicas. O objetivo é influenciar os consumidores-alvo a agir.
A Infra.Digital oferece produtos e serviços de marketing digital com visão completa da operação de e-commerce, focando na melhor performance para satisfação do cliente. Confira a seguir:
CRM
Conteúdo
Performance (SEO e mídia)
UX/DESIGN
Optimization Lab
Cadastro estratégico de produtos
Como vimos, a satisfação do cliente está intimamente relacionada ao sucesso da empresa. Isso porque a concorrência de mercado está cada vez mais acirrada, e fica mais fácil para as empresas que se destacam integrar, atrair e fidelizar mais clientes.
Desta forma, torna-se fundamental encontrar formas de manter os consumidores satisfeitos, encontrar lacunas e pontos de melhoria no atendimento, otimizar o relacionamento com os clientes, atrair e atrair mais consumidores.
Além disso, podemos entender que clientes satisfeitos têm grandes chances de se tornarem clientes fiéis, e sabemos que a fidelização é muito importante para garantir a estabilidade financeira de uma empresa.
Clientes satisfeitos também têm a possibilidade de comprar novamente da sua marca, e sabemos que manter os clientes atuais custa bem menos do que conquistar novos clientes, certo? Vale lembrar que clientes fidelizados tendem a ter um ticket médio maior, o que é muito positivo para os negócios.
Por último, mas não menos importante, buscar a satisfação do cliente garante que eles só tenham coisas boas para falar a respeito da sua empresa e da experiência positiva que tiveram com ela. Assim, muito mais do que clientes felizes você terá defensores da sua marca!