SEO na era da IA: Saiba como aplicar no seu e-commerce
O comportamento de busca do consumidor está evoluindo rápido. O Google deixou de ser apenas uma página de resultados para se transformar em um verdadeiro assistente inteligente. Com a chegada, nos últimos meses, de ferramentas como o Gemini 2.5 Pro, AI Mode, Deep Search e recursos “agentic”, o buscador passou a mediar a jornada do consumidor com respostas mais personalizadas, contextuais e, principalmente, baseadas em inteligência artificial.
Nesse novo cenário, não basta aparecer entre os primeiros resultados. Agora, é preciso ser compreendido, citado e recomendado pela IA. Isso porque a inteligência artificial passou a intermediar não só a busca, mas também a decisão de compra. Estar bem posicionado já não garante visibilidade: é preciso ser relevante aos olhos da IA e dos algoritmos. E isso exige estratégia, com conhecimento técnico, dados e visão de negócio.
É nesse ponto que a Infracommerce faz a diferença. Com um time especializado em IA aplicada ao SEO, nosso ecossistema digital, presente em nove países da América Latina, desenvolve estratégias personalizadas para garantir que as lojas online se mantenham relevantes, e sejam encontradas e escolhidas nesse novo ambiente digital.
Na prática, se sua marca não aparece nas respostas geradas pela IA, ela está fora da “conversa”, e pior, pode até mesmo perder vendas.
O que sua marca precisa para avançar com resultados? Estratégia e especialistas!
A boa notícia é que nosso time já está pronto para esse novo capítulo. Com a Infradigital, unimos marketing digital, performance e estratégias de growth para e-commerce, garantindo que a sua marca não só seja encontrada, mas se torne parte da resposta final do consumidor.
A metodologia do nosso time é aplicada a partir de dois pilares estratégicos:
- GEO (Generative Engine Optimization): Otimização de conteúdo e marca para que o e-commerce apareça nas respostas geradas por IAs, como: ChatGPT, Bing Copilot e Perplexity. Aqui, o foco é tornar sua marca uma fonte confiável e citável, mesmo sem depender de cliques tradicionais;
- AIO (Answer Intelligence Optimization): Estruturação do conteúdo para que ele seja lido, compreendido e acionado corretamente pelas IAs. Isso significa usar formatos, linguagem e dados que favoreçam o reconhecimento da marca como autoridade, diretamente nas respostas inteligentes.